Branco é a nova cor líder do segmento automotivo

Mercado

Branco é a nova cor líder do segmento automotivo

Antes relegados, automóveis brancos têm 40% de participação do mercado

Branco é a nova cor líder do segmento automotivo

A alemã Basf, uma das principais empresas especializadas na produção de tintas para a indústria automotiva, divulgou na sexta-feira, 23, o Relatório de Cores para Tintas Automotivas OEM Nele se destacam as tonalidades mais consumidas pela indústria do setor para os veículos produzidos em 2017.

Segundo o levantamento, o branco mantém a liderança global, em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%. Junto com o preto, cinza e prata, as cores acromáticas continuam figurando como as mais importantes. Quando se trata de cores cromáticas, a participação do azul e vermelho é quase igual, seguida do marrom. A visão geral dos segmentos de automóveis mostra que quanto menor o carro mais viva é a cor.

Entre os utilitários esportivos, modelos que registram um crescimento cada vez maior, o branco e o preto dominam entre os SUVs. O vermelho, azul e principalmente o marrom se destacam cada vez mais, refletindo o crescimento esperado e a diversificação da gama de modelos desses veículos.

No mercado europeu, a pesquisa da Basf destaca o avanço da cor cinza, tonalidade com um alto número de variantes. “Com mais de cem variações, o cinza fica atrás apenas do azul em termos de número de tons. O cinza, com suas associações com o concreto e vidro representa a cor mais urbana, aumentando sua presença nos últimos anos. Devido à sua pluralidade, com tons variando de cinza claro a antracite escuro, a cor conquistou uma sólida posição no mercado”, explica a Basf.

Segundo o levantamento, o branco mantém a liderança global, em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%

Segundo o levantamento, o branco mantém a liderança global, em todos os segmentos, com uma participação de mercado de quase 40%

Cor azul é líder em diversidade 

A cor azul segue com boa procura. “A participação global dos 10% manteve-se estável, mas a participação do azul na paleta cromática aumentou consideravelmente. Praticamente todos os segundos carros cromáticos produzidos na Europa, em 2017, eram azuis, uma tendência prevista pelos designers de cores da divisão de tintas da Basf e refletida nos vários tons azuis das últimas coleções de tendências de cores. Com quase 130 variações diferentes, o azul também permaneceu na liderança no que diz respeito à diversidade de cores.”

O azul e o vermelho, por sua vez, são as principais cores cromáticas da América do Norte. O espaço da cor azul também é muito versátil, podendo alcançar uma grande diversidade de tons, variando em luminosidade, saturação e mudanças sutis de tonalidades. Outras cores, como o laranja, também aparecem na análise. Essas cores oferecem mais opções para que os consumidores conectem às suas preferências particulares.

Acompanhe
nossas
redes sociais