Comunidade mobiliza ação pelo Arroio Grande

Arroio do Meio

Comunidade mobiliza ação pelo Arroio Grande

Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano motiva iniciativa dos moradores

Por

Comunidade mobiliza ação pelo Arroio Grande
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Moradores de Arroio Grande se reuniram para debater alternativas para manter e preservar o arroio que dá nome à localidade. O encontro ocorreu na terça-feira à noite, 19, no salão da Comunidade Católica São Felipe e São Tiago.

A iniciativa surgiu a partir do debate proposto pela Campanha da Fraternidade cujo tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A partir das reflexões feitas, a associação dos moradores planeja ações de preservação do arroio.

A primeira reunião ocorreu no início do mês com 15 pessoas. No dia 19, já participaram 30 moradores. “Um grupo começou a se preocupar e um movimento surgiu do que poderia ser feito. Faremos também uma campanha de limpeza e de conscientização para cuidarmos mais do entorno do arroio”, destaca o presidente da associação, Arno Reckziegel.

Entre as discussões levantadas pelos participantes, estão a questão do lixo, o uso de agrotóxicos, a mata ciliar e a qualidade da água do arroio para o banho. O Arroio Grande nasce em Capitão e deságua no Rio Taquari.

Para organizar um plano com ações a serem executadas a curto, médio e longo prazo, foi criada uma comissão. Formada por dez representantes da comunidade, tem como objetivo principal coordenar o planejamento do projeto com as atividades a serem realizadas e integrar todos os moradores ribeirinhos.

A vice-prefeita e moradora da localidade, Eluise Hammes, participou das reuniões. “Foi ao redor do arroio que se colonizou essa comunidade. A iniciativa dos moradores é muito positiva”, salienta.

“É um projeto que tem que ser levado adiante. Temos que manter e preservar hoje para que as gerações futuras usufruam do arroio”, destaca um dos integrantes da comissão Rodrigo Kreutz, também vereador pelo PMDB.

Projeções futuras

O primeiro passo será a elaboração de um panfleto. Conforme um dos integrantes da comissão, Jean André Kehl, a intenção é que o material chegue a todas as famílias da comunidade.

O objetivo é conscientizar as pessoas, por iniciativa própria, a manter limpo o arroio e também as ruas da localidade. No material, dicas do que é certo e errado fazer em relação à preservação ambiental serão elencadas.

“A nossa ideia é que o arroio seja para nós a nossa identidade, pois ele é uma representatividade da comunidade”, salienta Kehl. Segundo ele, o projeto será realizado em etapas. A intenção do grupo é que a cada reunião mais moradores se juntem e abracem a causa.

Também se projeta uma análise da água para ver o quanto o arroio está poluído. Segundo os moradores, em alguns pontos, é possível enxergar plásticos e latas.

Comissão

Jean André Kehl, Adriano Becker, Inácio Hammes, Isabel Spaniol, Rodrigo Kreutz, Emerson Frohlich, Ederson Rodrigues da Silva, Mario Pedro Friedrich, Claudia Cristina Baiocco Rempel e Fabiane Rodrigues da Silva. No dia 28, eles se reúnem para começar a definir o plano de ação que será apresentado para a comunidade no início de dezembro.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais