Fórum traz conhecimento e inovação

Negócios

Fórum traz conhecimento e inovação

Evento realizado pelo Colégio Teutônia, no dia 4 de julho, traz alternativas para melhorar a produtividade, adotar novas tecnologias e aumentar os ganhos diante da ameaça de uma nova crise no setor devido às importações.

Por

Fórum traz conhecimento e inovação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Vale do Taquari tem na produção de leite uma das principais atividades de subsistência para milhares de famílias. Nos últimos anos, a partir de avanços tecnológicos e de exemplos trazidos da Europa, o setor ganhou em qualidade e quantidade.

A sanidade, a genética e o manejo adequado começaram a integrar o dia a dia das propriedades, colocando a região em local de destaque em âmbito estadual. Produtores se encorajaram a buscar linhas de crédito e profissionalizar a produção.

Parte dessa mudança se deve à atuação de entidades como o Colégio Teutônia. Focado em levar ao produtor mais conhecimento, novas tecnologias e formas de melhorar a gestão, para elevar os ganhos e ficar mais protegido das crises, realiza a 11ª edição do Fórum Tecnológico do Leite no dia 4 de julho.

Segundo o coordenador Marcio Mugge, o agricultor necessita ter mais conhecimento para qualificar a produção e o gerenciamento da atividade. “É fundamental planejar. Se for investir, precisa ter clareza de quanto esse investimento agregará em rentabilidade e, se de fato, vale a pena”, orienta.

Para Mugge, diante de um cenário cada vez mais competitivo e na ausência de políticas públicas ou barreiras comerciais que protejam o agricultor, é importante ter acesso à informação e orientação técnica. “Qualificar-se representa ganhos na produtividade e maior rentabilidade”, afirma.

Entre as dificuldades, cita a baixa produção das pequenas propriedades devido ao relevo acidentado e à ausência de tecnologias. Outros empecilhos são a falta de sucessores, ausência de políticas públicas e crédito facilitado para atender as exigências, como a adequação à Normativa 62 ou modernização da infraestrutura, além do baixo valor pago pelo leite.

Motivação

Entre as atrações do fórum, está a palestra motivacional “Mudando de vida produzindo leite”, ministrada pelo produtor de leite de Alto Floresta (MT), Nivaldo Michetti, a partir das 13h. Na sequência, das 15h às 16h, a Cooperativa Languiru apresenta o processo de análises de laboratório na sua indústria de laticínios e o case de sucesso “Qualidade do início ao fim”, encerrando com degustação de lácteos.

À noite, das 19h15min às 20h30min, a palestra e o case da Cooperativa Languiru serão apresentados aos estudantes da Educação Profissional do Colégio Teutônia, seguidos da palestra “Como produzir leite na propriedade rural”, com o médico-veterinário da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no local. Mais informações pelo 3762-4040 ou marcio@colegioteutonia.com.br.

Acompanhe
nossas
redes sociais