Empreender exige planejamento

Negócios

Empreender exige planejamento

Sonho de muitos brasileiros, a abertura do próprio negócio ganha um novo significado devido ao avanço do desemprego. Com a crise econômica, a opção pelo empreendedorismo é vista como um caminho natural diante da falta de oportunidades no mercado de…

Por

Sonho de muitos brasileiros, a abertura do próprio negócio ganha um novo significado devido ao avanço do desemprego. Com a crise econômica, a opção pelo empreendedorismo é vista como um caminho natural diante da falta de oportunidades no mercado de trabalho.

Porém, o que parece ser a solução para a geração de renda pode se tornar um problema ainda maior, pois seis em cada dez novas empresas fecham as portas com menos de meio ano de atividade. Denominador comum para o fracasso dos empreendimentos, a ausência de planejamento continua sendo a tônica da maioria das organizações. Dados do Sebrae mostram que a análise inicial é um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa. Conforme a entidade, as organizações com maior prevalência no mercado passam em média por oito meses de planejamento antes da abertura do negócio.

Esta edição do Negócios em Pauta aborda um fator fundamental, mas muito negligenciado pelas administrações empresariais. Tema do quarto workshop do projeto, o planejamento tributário evita o escoamento de recursos indevidos para a Receita Federal e facilita a manutenção da saúde financeira de uma companhia.

A mudanças na economia também trazem uma nova realidade às relações de trabalho. Obrigadas a rever os elevados custos dos processos de admissão e contratação, empresas revêm a metodologia das contratações buscando aumentar a assertividade do Setor de Recursos Humanos.

Esse cenário exige uma nova postura por parte dos trabalhadores. Profissionais com comportamento adequado aos valores das organizações levam vantagem na comparação com aqueles que têm bons currículos, mas atitudes menos produtivas.

Os desafios de contratar e ser contratado podem ser conferidos em reportagem que tem como entrevistado o especialista em Gestão de Pessoas, José Ronaldo Peyroton, palestrante do Reload Sindilojas 2016.

A entrevista deste mês aborda os caminhos para o sucesso de uma jovem empresária nascida em Lajeado que se tornou referência nacional em inovação. Aos 39 anos, Thais Reali acumula mais de duas décadas de experiência, tendo se dedicado desde o início da carreira a desvendar conceitos e tendências que hoje fazem parte do vocabulário do mundo corporativo.

Thais liderou o projeto que resultou na construção do primeiro prédio baseado em conceitos de economia compartilhada e co-habitação do país, da incorporadora Wikihaus. O trabalho foi vencedor do prêmio Top of Marketing ADVBRS 2016 na categoria Construção de Relacionamentos.

Na sessão de economia doméstica, o Negócios em Pauta aborda dicas para economizar nas compras cotidianas em supermercados. Professor de Finanças Pessoais e Empresariais da Univates, Ilocir José Führ mostra como mudar os conceitos de consumo ajuda a reduzir os gastos.

Acompanhe
nossas
redes sociais