Conpasul vence licitação  e fará asfaltamento na 129

Estrela

Conpasul vence licitação e fará asfaltamento na 129

Custo da obra de 3,2 quilômetros ultrapassa R$ 3,4 milhões

Por

Conpasul vence licitação  e fará asfaltamento na 129
Estrela

A licitação para asfaltamento da ERS-129 em Arroio do Ouro teve quatro empresas interessadas. A Conpasul foi a vencedora da concorrência pública e apresentou valor global de R$ 3,4 milhões para executar a obra.

O processo está em fase de recursos. Caso não haja interposição, o resultado será homologado. O investimento viabiliza melhorias em cerca de 3,2 km da via. A empresa executará serviços de pavimentação, drenagem e sinalização, no trecho entre a rua Júlio de Castilhos e a Estrada Distrito de Delfina.

As melhorias serão viabilizadas com recursos próprios do município, oriundos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade). A obra será feita em três lotes. O objetivo é evitar a  interrupção total do trecho.

De acordo com o edital, o prazo de execução de cada lote será de três meses, contados da emissão da ordem de início dos serviços. O governo de Estrela firmou convênio com a Secretaria de Transportes para iniciar melhorias.

O asfaltamento é uma reivindicação antiga. A ERS-129 é uma das principais vias de escoamento da produção de Arroio do Ouro. A articulação para viabilizar a obra iniciou no primeiro mandato de Mallmann.

Em outras oportunidades, o governo tentou municipalizar o trecho. No início de 2016, o Daer deu parecer negativo à proposta. A justificativa foi a falta de indicação de vias alternativas à ERS-129. As tratativas entre município e governo do Estado continuaram e, agora, a viabilização atende uma das principais demandas da comunidade local.

Manutenção da via

O vereador Márcio Mallmann (PP) e outros integrantes do poder público se reúnem hoje, em Porto Alegre, com o secretário de Transportes, Pedro Westphalen.

A intenção é apresentar uma proposta de convênio para manutenção de trecho da ERS-129 até a divisa do município. “Queremos pedir que o Estado dê 400 metros cúbicos de brita ao ano. Em contrapartida,  o município se compromete em fornecer maquinário e fazer o patrolamento”, disse o parlamentar durante a sessão da câmara de segunda-feira.

A intenção é obter material para manter a via em condições adequadas de trafegabilidade desde a residência de Waldemar Barth até a divisa com Bom Retiro do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais