Sábado Sonoro traz viola e acordeon

Encantado

Sábado Sonoro traz viola e acordeon

Programação com entrada gratuita será realizada amanhã no Centro Administrativo

Por

Sábado Sonoro traz viola e acordeon
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A terceira edição do Sábado Sonoro ocorre amanhã, 6, a partir das 19h30min, no Auditório Itália. A apresentação ficará a cargo do projeto Duo de Viola e Acordeon – Circuito RS com os músicos Valdir Verona e Rafael De Boni. Músicas instrumentais do regionalismo sulista e releituras de clássicos do folclore gaúcho com ritmos que vão do jazz à milonga e do tango à MPB fazem parte da programação.

As canções buscam valorizar as peculiaridades sonoras da viola de dez cordas e do acordeon. Verona e De Boni têm formação musical eclética e criaram o Projeto Duo Viola e Acordeon em 2006. Com isso, se consolidaram como uma das duplas de maior prestígio no circuito da música instrumental da Região Sul.

O show é composto por canções dos dois primeiros álbuns e do DVD dos músicos. O primeiro CD (Encontro das Águas) foi indicado ao Prêmio Açorianos, o mais importante do RS. O disco seguinte, homônimo à dupla, conquistou o Prêmio Vitor Mateus Teixeira e foi indicado ao Prêmio da Música da Serra Gaúcha. Os músicos também gravaram um DVD ao vivo, com a participação de Yamandu Costa. Além disso, participaram de festivais em cidades como Brasília e Tatuí/SP.

O Projeto Sábado Sonoro tem como foco a diversidade musical, privilegiando manifestações artístico-musicais relevantes para a cultura brasileira e sul-americana, mas que são pouco difundidas. Durante cada espetáculo, há explicações e comentários a respeito dos instrumentos, das melodias e dos autores, bem como do contexto de cada canção é exposto para o público.

No ano passado, ocorreram duas edições. Em 2017 estão programadas mais quatro. A realização é da ProRecords Produções, com o financiamento do Governo do Estado, por meio do Pró-Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura e apoio da Administração Municipal de Encantado e do Grupo Encantado de Comunicação.

Os músicos

Valdir Verona: natural de Caxias do Sul, desenvolve um trabalho de resgate da viola na música da Região Sul por meio de recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música. Assina sete CDs, um DVD e três livros com CDs encartados, além de diversas participações em gravações e produções de CDs e DVDs. Conquistou o Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições. No exterior, representou o Brasil na homenagem ao país no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça em 2012 e na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá/Colômbia.

Rafael De Boni: natural de Vacaria, começou os estudos de acordeon e de contrabaixo elétrico na cidade. Participou de festivais e de gravações com bandas e artistas solo nos mais variados estilos, destacando-se o CD Jazz Brasil, com a Free Note Jazz Quartet, o DVD da Banda Kriz, o CD Triacústico, o CD Encontro das Águas e o DVD ao vivo com Valdir Verona. Hoje, além do Duo de Viola e Acordeon, atua no Projeto CCOMA e com a cantora Tatiéli Bueno, entre outros artistas.

Acompanhe
nossas
redes sociais