Oposição assume câmaras e adota discurso conciliador

Vale do Taquari

Oposição assume câmaras e adota discurso conciliador

Em Roca Sales e Colinas, opositores são maioria

Por

Oposição assume câmaras e adota discurso conciliador
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os prefeitos de Roca Sales e Colinas terão um primeiro ano de negociação com os Legislativos. Isso porque, ao contrário de outros gestores recém-eleitos, eles não conseguiram articular a eleição de uma base de apoio nas mesas diretoras. Além do comando contrário, os mandatários terão pela frente a minoria nas casas.

Mesmo fazendo parte do bloco de oposição ao prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana (PMDB), o presidente do Legislativo, Gilvani Bronca (PTB), garante que manterá uma postura de harmonia com o Executivo. “Teremos uma relação tranquila, pois o povo não pode pagar pelas questões políticas.” Bronca garante apoio a projetos de redução de custos da máquina pública. “Essa é uma demanda da comunidade e vamos ao encontro do que ela deseja.”

Bronca também espera dar mais transparência ao trabalho dos vereadores e para isso pretende efetivar a transmissão das sessões. “Queremos dar uma nova visibilidade para a câmara, e por isso queremos transmitir as reuniões.” Outro projeto antigo, mas que não deve sair do papel na gestão 2017, é a construção da sede própria. “É algo importante, mas o custo é elevado e não podemos punir o Executivo.”

Para conquistar a presidência da casa, Bronca articulou uma chapa com o situacionista Cleiton Telocken (PMDB) no cargo de secretário. O vice-presidente Rogério Engster (PP) completa a mesa diretora.

Busca pelo diálogo

Assim como Bronca, a presidente da câmara de Colinas, Justine Magagnin (PMDB), também precisou ceder espaço à situação para conquistar o cargo. Ela compôs a mesa diretora com o colega de partido Juliano Kohl na vice-pesidência e com os situacionistas Cassiano Goldmeier (PP) e Jonas Klein (PDT), nos cargos de primeiro e segundo secretários, respectivamente.

Sem concorrentes, o nome de Justine foi aclamado para comandar o Legislativo de Colinas neste ano. Ela afirma que manterá uma postura respeitosa com o Executivo. “Buscamos sempre a harmonia, tivemos um começo bastante produtivo com uma chapa de consenso. Queremos valorizar os colinenses e o desenvolvimento do município.”

Em três municípios situação comanda

Diferente do cenário de Roca Sales e Colinas, o Executivo saiu vitorioso na escolha das mesas diretoras em Mato Leitão, Cruzeiro do Sul e Santa Clara do Sul.

Em Mato Leitão, todos os cargos da mesa diretora serão ocupados por vereadores da situação. O comando da casa neste ano fica a cargo de Elton Antônio Uhlmann (PMDB), ao lado dos tucanos Osmar Renê Bick, vice-pesidente, e Emerson Luís Kirsch, primeiro secretário. A chapa tem ainda por Régis Martens (PDT) como segundo secretário.

A câmara de Santa Clara do Sul será comandada por Marcio Luiz Hass (PMDB), ao lado de Eduardo Ferla (PMDB), vice, e Helena Hermann (PMDB), secretária. Os dois partidos compuseram a chapa vencedora na eleição majoritária de outubro.

Em Cruzeiro do Sul, o prefeito tucano Lairton Hauschild terá o colega de partido Sérgio Backes à frente do Legislativo. Ele será acompanhado por Anastácia Zart (PT) na vice-presidência. Completam a formação Milton Weiler (PMDB) e o tucano Leandro Olbermann, como primeiro e segundo secretários, respectivamente. Os três partidos compuseram a chapa majoritária.

Acompanhe
nossas
redes sociais