Situação amplia espaço nos Legislativos

Vale do Taquari

Situação amplia espaço nos Legislativos

Governistas assumem presidência em três das quatro maiores cidades do Vale

Por

Situação amplia espaço nos Legislativos
Vale do Taquari

Os novos prefeitos da região conquistaram uma vantagem para negociar com os Legislativos. Em três, das quatro maiores cidades do Vale (sem contar Lajeado), as mesas diretoras foram conquistadas pelas bases de apoio aos eleitos. Apenas em Encantado o Legislativo será comandado por um oposicionista.

Em Teutônia, Marcos Aurélio Borges de Quadros (PSDB) comandará o Legislativo no primeiro ano de mandato do colega tucano Jonatan Brönstrup. A vitória foi conquistada em uma chapa formada por Cleudori Paniz (PSD) como vice e Hélio Brandão da Silva (PTB) como secretário.

O grupo derrotou por sete votos a quatro o bloco de oposição, que lançou o nome de Diego Tenn Pass (PDT) para presidir a casa. A chapa foi formada ainda por Oedro Hartmann (PMDB) e Aline Röhrig (PP).

Vencedor da disputa, Quadros garante que manterá uma gestão enxuta na câmara e afirma não ter feito promessas para conquistar o cargo. “Fui escolhido porque meus colegas conhecem a seriedade do meu trabalho.” Quadros espera inaugurar ainda neste ano a sede própria do Legislativo, que hoje funciona em um prédio alugado.

Encantado tem única mulher presidente

A câmara do município contrariou a tendência das demais da região. Ela será comandada pela oposição, sendo a única com uma mulher como presidente. Jaqueline Taborda (PDT) foi a escolhida na disputa com Valdecir Gonzatti (PMDB).

O cenário político do Legislativo se mostra bastante confuso, já que PDT e PMDB, que apoiaram o mesmo candidato na eleição de outubro, se dividiram na escolha da mesa diratora. Para garantir a vitória, Jaqueline chamou os progressistas Diego Augusto da Rosa Pretto, Marino Deves e Valdecir Cardoso para compor a chapa. O PP apoiou a candidatura do vencedor Adroaldo Conzatti (PSDB).

Enquanto a vencedora compôs com partidos da situação, o outro concorrente optou por manter um grupo apenas de oposicionistas. Valdecir Gonzatti (PMDB) convidou os colegas de partido Volmir Kunzler e Andreza de Souza, junto com Moacir Tramontini (PTB) na tentativa de conquistar o comando da câmara. Todos apoiaram a campanha de Agostinho José Orsolin (PMDB) a prefeito.

Consenso em Arroio do Meio e Estrela

Diferente dos outros municípios, Arroio do Meio e Estrela tiveram apenas uma chapa pleiteando o comando da casa. Em Estrela, Ernani Luís de Castro (PMDB) presidirá a câmara ao lado de Darlã Bellini (PSB) e Marco Aurélio Wermann (PV). A chapa foi eleita por consenso e forma o bloco de apoio a Rafael Mallmann (PMDB).

Em Arroio do Meio o PMDB, partido do prefeito Klaus Schnack, ficou com todos os cargos da mesa diretora. A casa será comandada por Paulo Volk, que tem ao lado Rodrigo Kreutz e Adiles Meyer.

Acompanhe
nossas
redes sociais