Morro dos Cavalos: esconderijo durante a Revolução Farroupilha

Você

Morro dos Cavalos: esconderijo durante a Revolução Farroupilha

Localidade de Paverama teria servido de abrigo a Anita Garibaldi na guerra. Para relembrar a história, moradores realizam cavalgadas e projetam a instalação de um busto no local

Por

Morro dos Cavalos: esconderijo durante a Revolução Farroupilha
Vale do Taquari

A batalha dos farrapos contra o governo imperial – registrada do dia 20 de setembro de 1835 a 1° de março de 1845 – passou pelo Vale do Taquari. Um reduto com cerca de um hectare de laje em meio ao matagal serviu de esconderijo para os soldados gaúchos durante a Revolução Farroupilha. Era lá que eles substituíam os cavalos fatigados pelos descansados.

Essa situação levou a comunidade de Paverama a ser conhecida como Morro dos Cavalos. “Aqui era um lugar seguro para os farrapos e os moradores se abrigarem em caso de necessidade”, relata João Vieira Saramento.

Mesmo passados mais de 170 anos, a revolução gaúcha ainda rende boatos na comunidade. Há quem afirme que uma das líderes dos farrapos, Anita Garibaldi, teria pernoitado com a tropa no local para se encontrar com o general David Canabarro, em Taquari.

Hoje, uma estrada passa pelo antigo esconderijo. Embora não haja placas indicando que o local foi palco da revolução, boa parte dos habitantes conhece a laje e a cita como um ponto histórico.

Desde 2011, os moradores se reúnem para fazer cavalgadas e relembrar a epopeia dos antepassados. “Realizamos o evento para não deixar essa história no esquecimento”, relata um dos o idealizadores, João Devanir Sacks, o “Nene”.

O encontro ocorre no segundo fim de semana de dezembro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição e reúne cerca de cem cavalarianos. Neste ano, está programado para o dia 11.

Ex-secretário municipal, Osmar Althaus destaca a importância histórica de Morro dos Cavalos. De acordo com ele, há interesse em instalar um busto no local e incentivar programações farroupilhas na localidade.

Mudança frustrada

O agricultor Manoel Vieira Sarmento se recorda de uma tentativa de mudança na nomeação de Morro dos Cavalos. Isso ocorreu na década de 1980, quando Paverama ainda era distrito de Taquari.

Na câmara de vereadores, havia um projeto para transformar Morro dos Cavalos em Morro São Paulo. Justificativa na época era que o nome seria “pejorativo”. Ao ir para votação, o projeto acabou rejeitado pelos vereadores.

Até hoje, Sarmento comemora a decisão. “O nome faz parte da nossa identidade e conta uma história importante da localidade. Não fazia sentido mudar a denominação.”

Escola vira igreja

Morro dos Cavalos está localizado a cerca de 15 quilômetros da área urbana de Paverama. Sem estabelecimentos comerciais, a localidade faz divisa com Montenegro, Tabaí e Brochier.

Por quase três décadas, a comunidade teve uma escola de Ensino Fundamental incompleto: a São Miguel. Com a diminuição do número de alunos para três e a aposentadoria da professora Aneli Nabinger, a escola fechou neste ano.

O pequeno prédio pintado de verde e com três salas ainda guarda as lembranças das aulas. De acordo com a administração municipal, há o interesse de reformá-lo e transformar em uma igreja.

Morro dos Cavalos também tem uma associação conhecida como São Miguel. A sede da entidade foi construída a partir de 2006 nos terrenos cedido pela família de Erni Hack. No local, são realizadas as festas comunitárias e os jogos de bocha – principal esporte da localidade.

Em 2014, a equipe de Morro dos Cavalos se sagrou campeã municipal. No campeonato de 2016, conquistou a terceira colocação.

Morro dos Cavalos pelo Brasil

Não é só no RS que existe o Morro dos Cavalos. A denominação também serve para identificar um bairro de Palhoça (cidade da Região Metropolitana de Santa Catarina). O local é conhecido por ser território indígena.

Mapa QUE LUGAR É ESSESobre Paverama

*Conforme o site oficial do município, os primeiros habitantes de Paverama devem ter sido índios da tribo Patos. Há vestígios dessa presença indígena (gravuras nas paredes e restos de cerâmica de utensílios) em uma gruta de Morro Bonito.

*A colonização do homem branco iniciou no século XVIII com a chegada dos açorianos, vindos de Taquari. No ano de 1817, haviam terras escrituradas em nome de Joaquim de Souza Pereira. Os alemães chegaram entre 1860 e 1875, vindos de São Leopoldo.

*Antes de ser denominado de Paverama, o local teve, pelo menos, outros três nomes: Matos Realengo, Arroio Grande e Picada São Miguel.

*A denominação Paverama tem origem indígena e significa “a terra de todos” ou “terra da paz”.

*Paverama se emancipou de Taquari em 13 de abril de 1988. De acordo com o IBGE 2010, a população de Paverama é composta por mais de oito mil habitantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais