Debate reúne candidatos no Centro Comunitário

Lajeado

Debate reúne candidatos no Centro Comunitário

Os três candidatos ao Executivo participaram de debate organizado por integrantes da comunidade evangélica. O evento, no Centro Comunitário Evangélico, foi o primeiro organizado pelo grupo a reunir os postulantes à prefeitura. Para o coordenador ministerial da Igreja Evangélica de…

Por

Debate reúne candidatos no Centro Comunitário
Lajeado

Os três candidatos ao Executivo participaram de debate organizado por integrantes da comunidade evangélica. O evento, no Centro Comunitário Evangélico, foi o primeiro organizado pelo grupo a reunir os postulantes à prefeitura.

Para o coordenador ministerial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Eric Nelson, a ideia de trazer Luís Fernando Schmidt, Marcelo Caumo e Márcia Scherer para apresentar suas propostas e esclarecer dúvidas da plateia é um serviço público à cidade. Cada candidato teve cerca de 20 minutos de apresentação. O limite de duração do evento era de duas horas. Os respectivos candidatos a vice-prefeito acompanharam a programação da plateia.

Segundo Nelson, o foco do encontro foi o diálogo com os candidatos. Para garantir a fluidez da sabatina, as regras foram apresentadas e acordadas com as coordenações das campanhas. O encontro não tinha um tema pré-definido, possibilitava a apresentação dos planos de campanha e proibia ataques pessoais ou às coligações adversárias. “Queríamos um debate mais aprofundado com mais reflexão, proporcionar um espaço onde fosse possível ouvir uns aos outros.”

O modelo, afirma, foi adotado, após a experiência com os candidatos das eleições anteriores. Na época, cerca de dez candidatos ao Legislativo haviam participado. Com a medida, afirma, os concorrentes adotaram uma postura propositiva e precisaram de uma preparação prévia maior. Temas ligados à segurança, saúde e educação acabaram sendo mais recorrentes.

Para Nelson, a diversidade de opiniões entre os frequentadores da igreja permitiu a criação de um ambiente neutro para o debate. Segundo ele, a participação de cerca de 300 pessoas demonstrou o interesse no tema e sua relevância para a comunidade. “Não queremos só ser uma igreja que tem um culto no domingo, mas contribuir com a cidade. Todos somos corresponsáveis pela nossa política.”

Com os resultados das programações, afirma, a tendência é que esse tipo de debate seja mantido e ampliado, com a participação de outras entidades com perfil semelhante. De acordo com ele, esse tipo de iniciativa ajuda a tornar o entendimento sobre política mais próximo do dia a dia das pessoas e despertar a atenção sobre o tema.

Acompanhe
nossas
redes sociais