Partidos definem coligações para outubro

Política

Partidos definem coligações para outubro

Marcelo Caumo e Glaucia Schumacher foram confirmados pelo PP, PSDB, DEM e PSD

Por

Partidos definem coligações para outubro
Lajeado

Foram apresentados, nessa sexta-feira, mais dois nomes de oposição para disputar a prefeitura de Lajeado nas eleições em outubro. Liderada pelo Partido Progressista (PP), a coligação formada também por PSDB, DEM e PSD anuncia os advogados, Marcelo Caumo, para prefeito, e Glaucia Schumacher, para vice-prefeita, como pré-candidatos.

Caumo, 38 anos, vai para o seu segundo pleito. Ele também liderou a coligação do PP, em 2012. Glaucia, 41 anos, é jornalista e professora de Direito na Univates e disputa seu primeiro cargo público.

Ela é filha do ex-prefeito de Lajeado, Cláudio Schumacher, que governou o município por três vezes. Na apresentação aos demais correligionários, na sede da Câmara de Vereadores, Glaucia falou dos trabalhos realizados com assessorias em outras administrações municipais.

Caumo enalteceu o grupo de apoio formado com os demais líderes de partidos coligados. “Foi um grupo que nos deu um voto de confiança. Me sinto com o dever cumprido. Foi uma fase que se encerrou, e onde um grupo de pessoas preocupado com o futuro de Lajeado construiu essa pré-candidatura.”

“Nosso candidato é o Schmidt”

Na próxima semana, o PT anuncia oficialmente nova dobradinha entre Luís Fernando Schmidt, do PT, e Wilson Jacques, do PTB, que em 2012 venceu o pleito municipal em Lajeado. “Manteremos a coligação que hoje nos acompanha no governo municipal”, afirma o presidente local do PT, Ricardo Ewald.

A coligação, hoje, é formada por PT, PSC, PTB, PPL e PR. “Estamos chegando nos ajustes finais para oficializarmos os nossos candidatos. Esta tudo bem encaminhado”, resume Ewald, O encontro deve ocorrer entre a terça e a quarta-feira da semana que vem.

“Foi uma surpresa para o PMDB”

Celso Cervi, presidente municipal do PMDB em Lajeado, ficou surpreso com a decisão do PP de indicar os candidatos a prefeito e vice. Ele ainda confiava em uma dobradinha com os progressistas, a quem havia convidado para postular o cargo de vice.

“Nossa posição sempre foi clara. Esperávamos pelo PP. Mas, no momento em que lá se tem uma confirmação, vamos partir para nosso plano B”, afirma Cervi. Ele se refere a indicação do radialista, Renato Worm, do PDT, como vice da delegada,Márcia Scherer (PMDB).

A oficialização da chapa ocorre no próximo dia 23, em encontro agendado pelo diretório do PDT. “Eu e a Márcia fomos convidados, e tudo que indica que vamos oficializar neste momento. Estamos bastante satisfeitos com essa campanha”, comenta.

[bloco 1]

PMN anuncia candidato próprio

O diretório local do Partido da Mobilização Nacional (PMN), que tem como presidente o ex-vigilante Basílio Ramos, também anuncia uma pré-candidatura à prefeito. O indicado é o próprio Basílio. A sigla, que iniciou com oito filiados, pretende apresentar as propostas do grupo nos bairros de Lajeado.

Saiba mais

Os pré-candidatos serão registrados a partir do dia 20 de julho, quando inicia o prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as coligações promoverem convenções e definirem os candidatos. Tal prazo se prolonga até dia 15 de agosto, data limite para o registro.
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês.

Acompanhe
nossas
redes sociais