Câmaras escolhem presidentes para 2016

Mesa Diretora

Câmaras escolhem presidentes para 2016

Em Lajeado, Heitor Hoppe (PT) encabeça chapa para mesa diretora em ano eleitoral

Por

Câmaras escolhem presidentes para 2016
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os vereadores da região finalizam as negociações para definir as novas mesas diretoras das câmaras municipais. A votação precisa ocorrer na última sessão do vigente ano. Ela definirá os presidentes dos Legislativos em 2016, exercício marcado pelo pleito municipal de outubro. PT, PSDB, PMDB e PP devem garantir o comando em pelo menos quatro das principais cidades da região.

Em Lajeado, o Partido dos Trabalhadores deverá retomar a liderança da câmara em 2016. O último presidente da sigla do Legislativo foi Sérgio Kniphoff (PT), em 2013. Agora, a previsão é pela escolha de Heitor Hoppe (PT), atual vice-presidente da mesa diretora.

Hoppe é formado em Ciências Econômicas pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates) – atual Univates –, e também é funcionário do Banco do Brasil faz mais de 30 anos. Está no primeiro mandato como vereador no município, onde conquistou 893 votos em 2012. A indicação do nome dele pelo partido foi confirmada na semana passada, com aval dos demais parlamentares.

“A princípio serei eu, mas sabemos como tudo funciona na política. De repente o outro partido muda de opinião. Nunca se sabe. Mas me sinto pronto para o desafio e gostaria de contar com apoio do PMDB para compor a mesa diretora”, comenta Hoppe, citando Carlos Ranzi (PMDB) como provável vice-presidente. “Um nome que me agrada”, emenda.

O petista lamenta não ter sido eleito presidente neste ano. Segundo ele, havia um pré-acordo firmado entre PT e PMDB ainda em 2012, prevendo presidentes intercalados de cada partido. O cronograma previa um petista em 2013, um peemedebista em 2014, e de novo um representante do PT neste ano.

“Mas o PMDB acabou não cumprindo esse acordo formal no ano passado”, comenta. Para Hoppe, ser presidente do Legislativo em ano eleitoral impõe uma série de empecilhos e restrições.

PT se mantém em Encantado

O Partido dos Trabalhadores deve seguir presidindo a Câmara de Vereadores de Encantado. Luciano Moresco surge como principal nome para substituir o atual presidente, Marcelo Dewes (PT). Essa alteração faz parte de um acordo firmado entre os seis parlamentares mais votados no pleito de 2012.

Moresco deve presidir a câmara só durante o primeiro semestre. “Isso também faz parte do acordo. É uma forma de permitir que todos que firmaram o acordo assumam a presidência”, esclarece ele, que também não descarta uma possível candidatura a prefeito em outubro.

Também estão praticamente confirmados os novos presidentes dos Legislativos de Estrela, Arroio do Meio e Teutônia.  Em Estrela, a cadeira de chefe da câmara deve ser ocupada pelo vereador Adriano Scheeren (PSB), o “Pida”.

Já em Teutônia, a vaga está prevista para a parlamentar Mareli Vogel (PP), pré-candidata a prefeita do município. Em Arroio do Meio, o ex-secretário de Obras, Paulinho Volk (PMDB), voltou ao Legislativo há poucos dias e deve ser o indicado à presidência em 2016.

Acompanhe
nossas
redes sociais