Funcionários buscam demissão na Justiça

Você

Funcionários buscam demissão na Justiça

Descumprimento de prazo para acerto motiva ação

Por

Cerca de 50 funcionários da empresa Mcgriff Foods, que arrendou a fábrica da Pavlat, entraram com pedido de demissão indireta na Justiça do Trabalho. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Montenegro, responsável por intermediar a ação.

De acordo com o coordenador- -geral da entidade, Adilson Cabral Flores, o processo ocorre devido ao descumprimento do contrato de trabalho por parte da empresa. “Não foram pagos benefícios como vale-alimentação, FGTS e 13° salário”, afirma.

Na semana passada, o Sindicato realizou uma assembleia com os trabalhadores no pátio da empresa. “Relataram que a indústria reiterou promessas, mas não deu garantias de pagamento”, relata Flores. Segundo ele, os problemas persistem há cinco meses, e cerca de 80% dos fornecedores também estão sem receber.

A assessoria jurídica do sindicato entrará com ações individuais para cada trabalhador. Alega que terão direito a receber tudo o que está atrasado, além de valores referentes à rescisão do contrato. A garantia é prevista em lei, uma vez que houve quebra de contrato por parte da empresa.

“Quando a fábrica foi arrendada, a proposta era de ampliar a produção e o número de trabalhadores, mas aconteceu o contrário”, lembra Flores. Segundo ele, o sindicato busca agilizar as demissões o mais breve possível, uma vez que os funcionários receberam propostas de trabalho em outras indústrias da região.

Arrendamento após denúncia

A planta industrial é administrada pela Mcgriff Foods desde julho do ano passado quando foi arrendada. Na época, os acionistas da Pavlat, dona da fábrica, decidiram se afastar do beneficiamento de leite, por causa de denúncias de adulteração reveladas pela Operação Leite Compen$ado.

Em maio do ano passado, o Ministério Público Estadual ofereceu ao Judiciário denúncia contra 14 pessoas por envolvimento no esquema. Três foram presas, entre elas, o proprietário da Pavlat, Ércio Klein.

A investigação do MP comprovou a adição de substâncias para o reaproveitamento do leite deteriorado. Entre os produtos utilizados, estão citrato, soda cáustica, bicarbonato de sódio e água oxigenada.

Durante as investigações, chegaram a ser apreendidas cargas de leite UHT adulterado da Pavlat em um supermercado de Florianópolis, em Santa Catarina.

Empresa multinacional

Além da fábrica de Paverama, a Mcgriff é responsável pela operação de quatro plantas industriais no Brasil, nas cidades de Santa Fé, no Paraná, e Frutal, Uberaba e Jaíba, em Minas Gerais. A empresa também tem negócios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Além do Brasil, a multinacional realiza operações em Montevidéu, no Uruguai, em Hannover, na Alemanha, Zurique, na Suíça, e Xangai, na China. A sede da corporação fica em Miami, Flórida (Estados Unidos).

Acompanhe
nossas
redes sociais