Centro Cultural concorre a prêmio organizado por revista

Você

Centro Cultural concorre a prêmio organizado por revista

Seleção foi divulgada ontem. Univates disputa com instituto de MG

Lajeado – O Centro Cultural Univates está entre os edifícios culturais finalistas do 7º prêmio O Melhor da Arquitetura. Inaugurado em maio, o projeto arquitetônico soma quase 10 mil metros quadrados, contemplando teatro, biblioteca e espaço para exposições.

03O concurso nacional organizado pela Revista Arquitetura & Construção, da editora Abril, prestigia os projetos de maior destaque. A divulgação dos finalistas ocorreu ontem, pelo site do concurso. O Centro Cultural concorre com uma galeria de arte do Instituto Inhotim, de Minas Gerais.

Conforme a organização, características do prédio como a semelhança a caixas revestidas de chapas metálicas e a agilidade da obra, feita a partir de concreto armado e estruturas pré-fabricadas, chamaram atenção da comissão técnica julgadora. Para um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, Rodrigo Bergonsi, o diferencial está no conceito ambiental e estético da obra.

“A ideia era a ‘flutuação’ de uma caixa sobre a outra e o vão interligando as duas”, diz. Destaca a utilização de lâmpadas econômicas e o reaproveitamento da água da chuva, para uso em banheiros, espelhos d’água e para umidificação do ambiente interno.

Relata também o cuidado na conservação dos livros, com estruturas de concreto e fechamentos em alumínio em vidro, controlando a radiação solar e permitindo a iluminação natural das salas de estudos. A fachada do local conta com um colchão de ar em constante circulação entre as duas paredes, a fim de reduzir a transferência de calor. Segundo Bergonsi, em sete anos de atuação, esse é o principal projeto feito pela empresa.

Para o gerente do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, engenheiro Robledo Müller, a classificação no concurso demonstra a grandiosidade do projeto e a importância do espaço ao Centro Universitário e região como um todo. Elogia a atuação do escritório de arquitetura e o empenho da equipe de trabalho. Cita também o prédio como sinônimo de uma nova fase da instituição, servindo de símbolo à tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Complexo

Com uma estrutura de quase 10 mil metros quadrados, que comporta teatro, biblioteca e local para exposições, o Centro Cultural Univates foi inaugurado em maio. Primeiro no Vale, incentiva o desenvolvimento cultural ao ofertar mais opções à sociedade. Comparado aos principais teatros do país, o espaço teve um investimento de R$ 45 milhões. As obras duraram cerca de um ano.

O teatro tem capacidade para 1.173 pessoas, sendo 16 lugares para cadeirantes. Além de sediar formaturas e eventos da universidade, também pode ser locado para projetos externos. Os valores diários de aluguel variam de R$ 5 mil a 10 mil.

A biblioteca comporta acervo para mais de 300 mil livros. O funcionamento é automatizado, com sistema de autoempréstimo e autodevolução de materiais. Há também salas de estudo, computadores para o atendimento do usuário e tecnologias como tablets para pesquisa ao catálogo.

Votação popular

Além da pontuação alcançada com a comissão, a obra também participa de uma votação popular. Nesta, o peso é menor em comparação à técnica, porém serve para divulgar os concorrentes.

A votação pode ser feita pelo site www.abr-casa.com.br/premio na categoria edifícios culturais. O resultado do concurso ocorre em novembro, quando todos os premiados receberão o troféu O Melhor da Arquitetura, em cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os vencedores também terão os projetos publicados na Revista Arquitetura & Construção.

Acompanhe
nossas
redes sociais