Estrela – Diante da diminuição nas vendas nos últimos meses e necessidade de reduzir o estoque de inverno, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) promove a primeira edição do Offertaço.
Mais de cem estabelecimentos comerciais estão inscritos. As promoções começaram ontem e seguem até sábado. Algumas lojas chegam a ofertar descontos de até 70% à vista. Para o pagamento parcelado, prazos diferenciados com o primeiro vencimento para outubro e possibilidade de acerto em até dez meses.
As ofertas estão disponíveis nos segmentos do comércio e serviços, como confecções, calçados, joalherias, móveis e eletrodomésticos, farmácias, livrarias e supermercados. Vitrinas e interiores das lojas expõem as promoções.
Com um inverno menos rigoroso neste ano, a campanha serve de incentivo para redução de estoques e aumento de capital de giro no comércio, afirma o vice-presidente de comércio da Cacis, Renan José Borelli.
Para ele, a liquidação permitirá que os lojistas preparem os estabelecimentos para as vendas de fim de ano, com novas coleções e produtos. “Também teremos condições de pagamento facilitadas.” Borelli avalia que os quatro dias de promoção propiciam aos consumidores a compra de produtos com qualidade a preços muito abaixo do usual.
Dobro de vendas
No primeiro dia de promoção, a gerente de uma loja de vestuário e acessórios, Carmen Sontag, já vendeu o dobro em relação a um dia normal. Com descontos à vista de até 70% e três vezes no cartão, pretende encerrar o estoque de inverno e iniciar as peças de verão. “Só não compra quem realmente não quer.”
A maioria dos pagamentos foi à vista, seja em dinheiro ou no cartão. A opção também garante a redução da inadimplência. “A segurança é maior”, frisa.
Para os consumidores, a baixa dos preços abre mais opções, além de ajudar a economizar. Pessoas como Margarete Terezinha Dipp aproveitam as ofertas. Ela comprou oito pares de calçados, com descontos de até 70% cada um. “Já fiz meu estoque de verão e meia-estação.”
Optou pelo pagamento à vista, para garantir o máximo de vantagens. Sempre que pode, se prepara para os períodos de promoção, com uma pequena reserva. Conforme ela, é a maneira mais vantajosa de economizar e evitar dívidas.
A cabeleireira Katia Pinheiro aproveita os preços para comprar roupa para os filhos. Costuma esperar pelas promoções, reduzindo custos. Mesmo assim, prima pela qualidade dos produtos.
Inadimplência
A inadimplência do consumidor registrou alta de 4% em julho, em relação a junho. A empresa de consultoria Serasa Experian divulgou a pesquisa no início do mês. Em comparação com julho de 2013, houve alta de 11% no país.
No acumulado de janeiro a julho, a inadimplência subiu 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa indica juros altos, inflação e enfraquecimento do mercado de trabalho como principais agravantes do índice no cenário econômico do país. A Serasa menciona também a influência dos protestos no avanço do indicador.
Enquanto o valor médio das dívidas bancárias teve queda de 6,8% nos primeiros sete meses deste ano, a inadimplência com cartões de crédito aumentou em 14,1%, comparados aos mesmo período de 2013. Em 2009 o registro de inadimplência na região ocorreu chegou a 23%.