Acesso precário à ERS-130 gera críticas

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Acesso precário à ERS-130 gera críticas

Motoristas cobram reparos do acostamento na área urbana da rodovia pedagiada

Lajeado – Aumenta a cada dia o número de buracos e desníveis no acostamento da ERS-130, no trecho urbano da rodovia. Motoristas relatam prejuízos em função da falta de conservação e pedem urgência da EGR nas reformas. A estatal promete iniciar os serviços assim que concluir o projeto de recuperação das pistas de rolamento.

03Um dos piores pontos é a intersecção entre a rua Edmundo Ely (paralela ao presídio estadual) com a rodovia. Devido à grande quantidade de buracos, condutores têm dificuldades de acessar a via estadual e, em alguns casos, invadem a pista contrária para desviar dos desníveis. “Eu não entendo por que demoram tanto pra arrumar uma coisa que deveria ser simples”, relata Matheus Castro de Azevedo, 32.

Cláudio Roberto dos Santos, 57, passa pelo local pelo menos uma vez por dia. De acordo com ele, os defeitos no asfalto começaram há mais de dois meses. Há uma semana, diz, o amortecedor do carro começou a fazer um ruído estranho depois que passou pelo local. “Se algo quebrou, vou acionar a estatal na Justiça cobrando indenização.”

Os problemas no acostamento do trecho seguem desde a intersecção até o acesso à av. dos Quinze. Em alguns pontos, buracos têm mais de dez centímetros de profundidade. O motociclista Silmário Amarildo Ferreira, 63, teme acidentes em decorrência da precariedade da pista. “Nesses dias quase fui parar na valeta. Além da buraqueira, a iluminação está ruim.”

Pedestres também reclamam. Júnior Almeida Pereira, 14, precisa se deslocar às margens da rodovia com frequência. “Como o acostamento está ruim, às vezes preciso andar quase dentro da via. Eles precisam arrumar logo isso, antes que alguém se acidente e morra aqui.”

Indenização

Usuários que tiverem prejuízos ao veículo podem solicitar indenização à estatal. Para isto, é preciso preencher formulário no site da empresa (www.egr.rs.gov.br), no portal Ouvidoria. Entre os requisitos necessários, estão: apresentação de comprovante de pagamento do pedágio na data, fotografias do dano relatado, três orçamentos e cópia do boletim de ocorrência policial.

Desde o início da atuação da EGR no Vale do Taquari, em 12 de junho de 2013, o policiamento rodoviário atendeu, pelo menos, 19 motoristas relatando danos. Na maioria das vezes, pneus estourados e aros quebrados. A média equivale a mais de um caso por mês.

No grupo de Cruzeiro do Sul, foram 16 casos e em Encantado, outros três. Na área da PRE de Teutônia, os dados gerais não estão computados, mas o comando estima números semelhantes aos demais pontos.

EGR promete reformas

De acordo com o presidente da estatal, Luiz Carlos Bertotto, a recuperação do acostamento inicia assim que estiver concluída a reforma de outros pontos críticos. “Priorizamos a pista principal. Quando fizermos isto, vamos atender as demais necessidades.”

Os serviços são administrados pelo consórcio integrado pelas empresas Conpasul, Giovanella e Simonágio. O grupo está responsável pelo conserto de 173 quilômetros das três praças – Boa Vista do Sul, Encantado e Cruzeiro do Sul. São R$ 29 milhões, valor decorrente da arrecadação nos pedágios.

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