Estado – As viagens intermunicipais ficarão mais caras. Foi publicado, ontem, no Diário Oficial da União, a confirmação do reajuste de 5,33% nas tarifas de viagens entre regiões, de longo curso e suburbanas do interior. O aumento foi autorizado nessa quarta-feira, pelo conselho superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
O Daer tem 30 dias para apresentar os novos valores, que também devem passar pela homologação da agência. O reajuste será aplicado também nos valores dos despachos de encomenda via ônibus. Pelo menos 1,8 mil linhas intermunicipais de ônibus terão alterações na tarifa.
Conforme as concessionárias da Aglomeração Urbana do Nordeste (Aune) e do Sul (Ausul), as empresas solicitam aumento dos preços em função de atrasos nas revisões de valores. Depreciação da frota, despesas administrativas, remunerações, encargos trabalhistas, manutenção e aumento dos insumos são alguns argumentos utilizados para justificar o pedido.
Esta é a segunda vez que a agência autoriza o aumento dos preços neste ano. Em janeiro, foi aprovado reajuste de 6,72% das tarifas intermunicipais de ônibus de longo curso. Na época, o diretor do Daer, Paulo Ricardo Velho, justificou as novas tabelas pelos gastos com mão de obra, e também levou em conta a desoneração na folha de pagamento para definição dos preços.
No mês passado, a Agergs autorizou aumento de 6,15% nas tarifas intermunicipais da região metropolitana. Em maio passado, a agência já havia reajustado em 3,52% os valores para as mesmas linhas. As mudanças também levam em conta despesas com óleo diesel, rodagem de pneu e gastos com peças e acessórios.