Vale do Taquari – Uma operação com agentes da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou 20 quilos de cocaína escondidos nos tanques de gasolina de dois carros ontem à tarde. A droga estava dividida em pacotes acondicionados em balões de borracha. A apreensão ocorreu por volta das 14h, na BR-386, no posto da PRF em Tabaí.
Os agentes faziam o monitoramento de veículos com placas de fora do Estado quando desconfiaram de dois carros, um Fiesta e um Gol brancos, com placas de Capitão Leonidas Marques, Paraná. Os veículos trafegavam juntos no sentido interior-capital. No gol, estavam uma mulher de 20 anos e um homem de 24. O Fiesta era conduzido por um homem de 38 anos.
Ao realizar a abordagem, os agentes suspeitaram da atitude do trio e decidiram encaminhar os veículos para averiguação, em Porto Alegre. A droga foi encontrada com a ajuda de um cão farejador. Ao abrirem os tanques de gasolina, os agente acharam dez quilos de cocaína em cada um. O material foi encaminhado à perícia para identificação do grau de pureza.
A suspeita é de que a droga tenha sido contrabandeada do Paraguai e tinha como destino a capital e a Região Metropolitana. Os dois homens e a mulher foram presos e vão responder por tráfico internacional.
Em 2013, 175 kg foram flagrados no mesmo local
Em setembro do ano passado, Polícia Federal realizou a apreensão de 175 quilos de cocaína no mesmo local. A droga era transportada em um Motorhome. O veículo levantou suspeita por transportar grande quantidade de brinquedos, equipamentos eletrônicos e material escolar de origem estrangeira.
Na ocasião o veículo foi levado à Superintendência da PF, em Porto Alegre, para nova averiguação. Escondidos em um compartimento oculto na caixa d’água do veículo estavam a droga, uma pistola Glog e uma submetralhadora, ambas de calibre 9mm.
Dois homens foram presos em flagrante por tráfico. No motorhome, ainda viajavam mais dois homens, duas mulheres e uma criança, que foram ouvidos e liberados. De acordo com a PF, armas e a droga encontradas na época seriam distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Em maio do ano passado, outros 150 quilos da droga foram apreendidos pela PF em uma carreta na ERS-129, em Muçum. A droga, avaliada em cerca de R$ 3 milhões, foi encontrada dentro do tanque de combustível de uma carreta com placas de Maringá, Paraná. Juntas, as duas apreensões foram as maiores na história da região.