Vale do Taquari – Na metade deste inverno, a região deve presenciar a menor temperatura de 2014 neste fim de semana. O Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates prevê 2ºC para Lajeado e mínimas negativas na parte alta do Vale do Taquari. A condição pode resultar em geada em diversas cidades. Há chance de nevar no Estado.
A frente fria responsável pelas áreas de instabilidade desde quarta-feira se afasta no decorrer da tarde de hoje, dando lugar a uma forte massa de ar polar. De acordo com a auxiliar técnica do CIH, Juliana Tomasini, o dia ainda pode começar com chance de chuva em áreas isoladas. “Mas no decorrer do período a nebulosidade diminui e o sol retorna à região.”
Os prognósticos indicam frio intenso a partir do amanhecer de sábado, quando a massa de ar ganha força. Pode ocorrer a formação de geada ampla na região nesse período. O tempo segue firme durante a tarde, com sol e sem muita elevação na temperatura. As condições se mantêm semelhantes para domingo, com mais um dia ensolarado e grande possibilidade de gear no início da manhã.
A menor temperatura do Vale até então foi registrada no feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho. Cidades como Santa Clara do Sul tiveram mínimas de 3ºC nas primeiras horas da manhã e houve relatos de geada em áreas isoladas da região. A mínima em Lajeado chegou a 4,5ºC, no dia seguinte à data religiosa.
Mesmo tardio, o tempo gelado é fundamental para o comércio na região. Lojistas apostam nas últimas semanas de inverno para recuperar as vendas, prejudicadas pelos seguidos dias de calor da estação. Muitos começam a liquidar os estoques.
Pode nevar no RS
Meteorologistas apontam que a queda brusca na temperatura pode resultar na precipitação de neve. São José dos Ausentes, Vacaria e Cambará do Sul integram a lista das cidades gaúchas onde a chance de presenciar o fenômeno é maior. Mesma condição está prevista para Santa Catariana, como Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim.
Tal condição é muito pequena para o Vale do Taquari e estará restrita somente aos municípios da região alta. Conforme Juliana, alguns modelos de previsão indicam para a chance de nevar nesta sexta-feira, sobretudo na madrugada e manhã.
De acordo com ela, a previsão de neve se torna complexa diante de vários fatores momentâneos. Entre eles, cita que as temperaturas devem estar próximas a 0oC e a umidade relativa do ar precisa estar elevada, possibilitando a ocorrência de chuva fraca ou garoa, sem muito vento. Só assim, as partículas de água se transformam em pequenos flocos de gelo e chegam ao solo.
Quanto à geada, esta também depende de fatores específicos, como céu limpo, temperaturas abaixo dos 4°C e ausência de vento. “Estas condições devem ocorrer na maioria dos municípios gaúchos no fim de semana.”
Massa de ar perde força
A partir de segunda-feira, essa massa de ar polar deve perder força, mas ainda segue muito frio nas primeiras horas do dia. A chance de geada se mantém para cidades da região alta do Vale. O tempo segue firme, com a presença do sol, e começa a esquentar no decorrer da tarde.
Segundo Juliana, a semana segue com a presença de sol, podendo ocorrer alguns períodos com maior variação da nebulosidade a partir de quarta-feira. O frio seguirá perdendo força ao amanhecer e as temperaturas subirão de forma gradual no decorrer dos próximos dias. “Pode ocorrer uma nova mudança do tempo para chuva no fim da semana que vem, mas ainda é cedo para se confirmar esta previsão.”
Previsão para lajeado
Hoje
4°C (mín.) e 14°C (máx.)
Amanhã
2°C (mín.) e 15°C (máx.)
Domingo
2°C (mín.) e 17°C (máx.)
Segunda-feira
4°C (mín.) e 21°C (máx.)
– As temperaturas tendem a ficar mais baixas na região alta do Vale, inclusive com marcas negativas durante o fim de semana.