Lajeado – O Departamento de Trânsito instalou duas câmeras em um dos veículos utilizados para monitoramento do trânsito na cidade. O equipamento, em fase de teste, foi oferecido pela empresa Teknet Tecnologia, a mesma que presta serviço para a Stacione Rotativo. Os aparelhos registram, com fotos, as placas dos veículos estacionados nos dois lados das vias de forma automática.
De acordo com o diretor de Trânsito, Euclides Rodrigues, o equipamento fornece a data, o horário e as coordenadas geográficas dos veículos. Um aparelho interno armazena os dados, que serão descarregados para o computador da central de imagens no departamento. A aquisição definitiva depende do desempenho do equipamento e de um processo licitatório.
Outras tecnologias também podem ser apresentadas para testes. No início, o equipamento instalado na semana passada servirá para a comprovação, se necessário, de infrações de quem estiver estacionado de forma irregular na área azul. As câmeras não estão ligadas ao sistema Stacione, mas essa é uma das possibilidades que serão avaliadas.
Há também a ideia de lincar o sistema ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) para identificação de veículos roubados ou irregulares. No entanto, informa o Executivo, esse processo ainda se encontra em construção, e também depende de autorização do Detran. “É um equipamento que poderá ser utilizado em toda a cidade, não só na área azul.”
Conforme Rodrigues, não é necessário treinamento para operar o equipamento. Segundo ele, o funcionamento é automático. “Assim que liga, fotografa e armazena as imagens automaticamente.” As imagens auxiliarão a comprovar irregularidades que geram autuações dentro do município. A fiscalização principal será em relação a carros estacionados em local proibido.
De acordo com o setor, a cada três dias as gravações serão baixadas nos computadores do Departamento de Trânsito. Os servidores poderão conferir as imagens, com indicação de data e horário das infrações. Rodrigues lembra que, após a fase de testes, o aparelho precisa da aprovação do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) para entrar efetivamente em funcionamento.