Feira começa hoje e inova em atrações

Você

Feira começa hoje e inova em atrações

Evento reúne 2 mil alunos e terá lançamento de jornal escolar e livro municipal

Santa Clara do Sul – Alunos, professores e poder público se engajam para a realização de uma das maiores feiras do livro já feitas na cidade. A 13ª edição do evento literário e 6ª Mostra Pedagógica começa às 19h30min de hoje e se estende até sexta-feira no Clube Centro de Reservistas. Sob o tema “Leitura: a bola da vez”, a atividade reúne atrações inovadoras, como o lançamento do primeiro jornal das escolas e do segundo livro municipal.

02Denominado Santa Clara Mais Leitor, o jornal foi elaborado pelas próprias escolas e coordenado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Pretende ser, conforme avalia o secretário Gilmar Hermes, um instrumento de divulgação das informações escolares e da comunidade. “Também queremos que ele seja uma ferramenta para que professores e alunos possam desenvolver seus talentos na produção literária e jornalística.”

O periódico, a princípio, será semestral. Nesta primeira edição, traz em oito páginas coloridas uma retomada histórica de cada comunidade escolar, como das ações desenvolvidas pelo poder público na área educacional. Impresso na Editora Zero Hora, em Porto Alegre, teve tiragem de quatro mil exemplares. Mil deles serão distribuídos durante a feira e o restante circula nos municípios do G8. O segundo jornal, adianta Hermes, está em produção e deve ser publicado ainda neste ano.

Após quatro anos de planejamento e produção, a secretaria lança ainda nesta feira seu segundo livro. Intitulada de Aventura na Cidade das Flores, a publicação tem 16 páginas compostas por fatos históricos, desde a época em que famílias indígenas viviam na região, e da chegada dos primeiros imigrantes, até hoje. Escrito em uma linguagem acessível às crianças, o livro relaciona pinturas e outras opções lúdicas ao contexto narrado.

Um terceiro livro está em fase de produção. Previsto para ser lançado no fim do próximo ano, trará as ações desenvolvidas pelo poder público na área educacional entre 2013 e 2015. Há dois anos, a secretaria lançou seu primeiro livro, com conteúdo semelhante. Na época, trouxe os projetos realizados entre 2010 e 2011.

Outra novidade deste ano é a biblioteca itinerante instalada dentro de um ônibus. O veículo circula pela cidade durante os três dias de feira, ofertando diversos livros à sociedade. Com a iniciativa, o secretário Hermes pretende aproximar a comunidade das atrações culturais. “Como muitas pessoas não poderão ir até a feira, devido a seus horários apertados, vamos levar a feira até elas.”

Mostra Pedagógica

Em paralelo à feira haverá a Mostra Pedagógica que reúne cinco municípios do G8 – Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Progresso, Canudos do Vale e Cruzeiro do Sul – que participam do programa de formação de professores realizado na Faculdade La Salle, em Estrela. Na oportunidade, cada cidade mostrará o conteúdo desenvolvido com os estudantes a partir da qualificação que tratou da relação entre família e escola. A montagem da mostra foi feita nos fundos do salão – área atrás do palco principal.

Saiba mais

A abertura da feira ocorre às 19h30min (veja programação no boxe). Em seguida, a patronesse Léia Cassol – escritora de literatura infanto-juvenil e contadora de histórias – promove apresentações. Ainda haverá premiação do concurso de poesias e show do grupo musical The Teachers.

A livraria Armazém, de Estrela, expõe 15 mil obras relacionadas à literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e estrangeira. Outras atrações previstas são as palestras dos escritores Sérgio Napp e Angélica Rizzi, apresentação de peças teatrais, jogos educativos, show de talentos locais, apresentações musicais e o 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias.

O coordenador do Departamento de Cultura, Leandro Braun, informa que no evento serão divulgados os vencedores do 4º Concurso de Declamação e Criação de Poesias, que é realizado dentro do Programa Santa Clara Mais Leitor. O projeto visa à leitura correta e à interpretação de textos, de modo que instigue o senso crítico da população. Toda a comunidade pôde participar do projeto, que começou no dia 28 de maio e encerra na feira do livro.

Programação

Hoje

19h – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica;

19h30min – Abertura da 13ª Feira do Livro e apresentação da patronesse da feira: Léia Cassol;

Premiação do concurso de poesias;

20h30min – Apresentação do grupo musical The Teachers.

Amanhã

8h30min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica;

Apresentação de talentos locais;

9h – Primeira sessão do espetáculo teatral Tio Gordo e a Carta Misteriosa;

9h45min e 14h20min – Apresentação local da banda Som e Energia;

10h30min e 13h30min – Histórias cantadas com Léia Cassol;

15h – Segunda sessão do espetáculo teatral Tio Gordo e a Carta Misteriosa;

19h30min – Espetáculo teatral Quando Chegar a Hora;

20h30min – Sarau cultural com apresentações de talentos locais: Banda SCS, Grupo Vozes do Sul, grupo teatral Sobreviventes do Riso, grupos de danças do Departamento Cultural.

Sexta-feira

8h15min – Abertura dos espaços institucionais, livrarias e mostra pedagógica do G8;

8h30min – Espetáculo teatral Quando Chegar a Hora;

9h30min – Apresentações culturais intermunicipais;

11h e 15h – Palestra com o escritor Sérgio Napp;

13h30min – Sarau Poetinhas Iluminados com escritora Angélica Rizzi

Acompanhe
nossas
redes sociais