Chuva retorna após trégua de dois dias

Você

Chuva retorna após trégua de dois dias

Instabilidade chega hoje à região e permanece até o início da próxima semana

Vale do Taquari – Áreas de instabilidade avançam sobre o Estado e provocam pancadas de chuva no decorrer desta quinta-feira. Previsão indica tempo chuvoso até o início da próxima semana na região, com aumento significativo na temperatura durante o período. Centros de pesquisa estimam máxima de 30ºC entre amanhã e domingo.

03De acordo com a coordenadora do CIH da Univates, Grasiela Both, em paralelo à instabilidade atuará um ar quente e úmido oriundo do norte do país. Conhecido como “frente quente”, o fenômeno pode provocar temporais. “Em função disso, teremos períodos de melhora nos próximos dias, com aberturas do sol.”

O volume acumulado de chuva tende a ser pequeno, informa Grasiela, apesar de reconhecer a dificuldade de precisar a quantidade de milímetros (mm). Segundo ela, a maior densidade deve atingir a metade sul do Estado.

A condição difere da ocorrida nos últimos dias de junho no Vale do Taquari, quando o excesso de chuva provocou pontos de alagamento e prejuízos. Nesse mês a estação meteorológica da Univates registrou um total 268 mm em Lajeado. A quantidade ficou 78% acima da média normal prevista para a data, de 150 mm. No ano passado, junho teve 171 mm.

Pode gear no RS

Algumas regiões do Estado amanheceram ontem com temperaturas próximas a 0ºC e formação de geada. A mínima foi registrada em São José dos Ausentes, 0,2ºC. Ainda pode gear em pontos mais altos do Rio Grande do Sul hoje, mas tal fenômeno não deve atingir o Vale do Taquari, pois a massa de ar seco e frio enfraquece.

A condição será oposta no fim de semana. A Metsul Meteorologia estima que possa passar de 30°C. Além do calor, é esperado vento intenso do quadrante norte. Ele pode atingir grandes proporções e provocar prejuízos em cidades entre o centro, sul e o oeste gaúchos.

11,6 mil desalojados

Levantamento divulgado ontem pela Defesa Civil gaúcha aponta aumento de 1,9 mil desabrigados devido às chuvas das últimas semanas. De acordo com o balanço, chega a 11,6 mil pessoas fora de casa. Segundo último boletim, são repassados quase oito mil kits, totalizando R$ 700 mil, as 25 cidades que decretaram situação de emergência.

A região mais prejudicada é a Fronteira Oeste, onde São Borja segue no topo das cidades com maior número de pessoas atingidas: 2,9 mil. O rio parou de subir na madrugada após chegar a 16,7 metros acima do normal. A expectativa é que até amanhã algumas famílias comecem a voltar para casa. Mas a situação em Itaqui e Uruguaiana segue delicada. O Rio Uruguai ainda pode subir entre hoje e amanhã nessas cidade e aumentar o número de moradias alagadas.

Acompanhe
nossas
redes sociais