Operação Balada Segura chega à região

Você

Operação Balada Segura chega à região

Primeira cidade a implantar programa, Lajeado busca redução de mortes no trânsito

Lajeado – A Operação Balada Segura deve ser implantada em Lajeado nos próximos meses. Na segunda-feira, integrantes do governo municipal, dos órgãos de trânsito e da segurança pública, debateram a assinatura de convênio com o Detran.

01Em funcionamento no Estado há dois anos, o projeto prevê campanhas de educação, além da realização de blitz em saídas de festas e eventos públicos. O intuito da medida é reduzir o número de mortes no trânsito.

Após o encontro desta semana, o município assumiu fazer os ajustes no projeto local para depois encaminhar ao departamento estadual. A adesão garante o repasse de 20% no repasse das multas ocorridas na cidade. O recurso deve ser usado para custear campanhas de conscientização e outras atividades.

Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Euclides Rodrigues, a Balada Segura engloba entidades, como Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e polícias Civil e Militar. Antes do convênio, há o treinamento do grupo, lançamento da campanha e decreto municipal para nomeação da comissão responsável.

Rodrigues almeja o funcionamento do programa até o fim do ano. Reforça o lado educativo da operação. “O intuito é proteger e não multar”, frisa. Para ele, as blitze antes e depois das festas noturnas ajudam a inibir motoristas que bebem e dirigem, além de reduzir outras infrações. Na região, Lajeado é o primeiro município a participar do programa.

Como funciona

Conforme o coordenador regional da Operação, Leandro Walter, apenas as cidades com agentes de trânsito podem participar do programa. É preciso pelo menos oito servidores.

A partir do trabalho em conjunto do comitê e comunidade, ele reforça a sensibilização das pessoas para os cuidados na direção. “Almejamos uma mudança de comportamento.” O coordenador enfatiza o caráter permanente do programa, de forma independente de partido político.

Saiba mais

Lançada como projeto-piloto em Porto Alegre, no dia 4 de fevereiro de 2011, a Operação Balada Segura reuniu Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e a EPTC em uma cruzada contra a alcoolemia no trânsito. Na primeira fase da Balada Segura, a fiscalização era realizada em zonas boêmias da capital, em especial nas madrugadas dos fins de semana.

Instituída por lei estadual em 2012, a Operação Balada Segura ocorre em 24 municípios. Conforme o Detran, representa abrangência de 38% da população gaúcha. A campanha realizou mais de 83 mil testes de etilômetro e fiscalizou quase 90 mil veículos nesses dois anos.

O departamento reforça o redução de 9% das mortes de trânsito. Com relação às vias municipais, houve diminuição de 13%.

Acompanhe
nossas
redes sociais