Vale do Taquari – A instabilidade com possíveis trovoadas deve permanecer na região até segunda-feira. Conforme previsão do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, o acumulado entre sábado e domingo pode chegar a 80 milímetros. “Pode chover 50% da média do mês em dois dias”, comenta a coordenadora do CIH, Graziela Both.
As temperaturas variam entre 12º e 16º. Como a umidade estará elevada, a sensação será de frio na maior parte do período. A média histórica para o mês de junho é de 150mm.
Até as 11h de ontem a quantidade de chuva do mês era de 223mm. Em algumas localidades do interior, a média nas últimas 24 horas chegou a 90mm e 72mm respectivamente como em Linha 31 de Outubro, em Colinas, e Linha Orlanda, em Marques de Souza.
Na região Noroeste e Norte, segundo dados da Metsul Meteorologia, em dois dias choveu 277mm. Foram registrados alagamentos e estragos em 16 municípios, principalmente na área rural. Entre os mais atingidos estão Caiçara, Iraí e Três Passos.
Em Nova Candelária 22 vacas de uma propriedade foram arrastadas pela força das águas. Quatorze morreram. O prejuízo é de aproximadamente R$ 4 mil por animal. A renda com a venda de 230 litros de leite por dia chegava a R$ 5 mil por mês. A projeção era de dobrar a oferta de matéria-prima com a pastagem de inverno.
A Defesa Civil estadual monitora 19 cidades com risco de enchente. Na quinta-feira de manhã, havia 292 pessoas desalojadas em todo Estado.
Menos frio, mais chuva
Em relatório oficial, o Climatempo informa que, de forma geral, o inverno será seco na maior parte do país. As massas polares serão escassas nesta estação e os raros eventos de frio intenso serão rápidos.
A influência do fenômeno El Niño deve potencializar a ocorrência de períodos de chuva intensa. O aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que provoca chuvas acima da média no Sul do país, começa a agir próximo à segunda metade da estação, mas provoca alterações na atmosfera já no início da semana que vem. É esse aquecimento que deixa as temperaturas mais altas.
Em setembro, a temperatura volta a estar próxima da média para o período e as chuvas dão uma trégua no Rio Grande do Sul. O inverno vai até o dia 22 de setembro.
Preocupação regional
Coordenador regional da Defesa Civil, o tenente-coronel Vinícius Renner relata preocupação quanto ao fim de semana. Segundo ele, havia uma expectativa entre ontem e hoje de que as chuvas chegassem a 160mm no Vale do Taquari, o que acarretaria enchente. “Estamos monitorando junto com os demais órgãos do Estado.”
Diante da nova perspectiva de chuvas no fim de semana, tanto na região Norte como no Vale, a Defesa Civil mantém alerta para possibilidade de enchente.