Vale do Taquari – O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) repassa, nesta sexta-feira, às 15h, no Parque do Imigrante, em Lajeado, equipamentos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos).
Serão entregues 72 motoniveladoras e 57 caminhões basculantes para cidades com menos de 50 mil habitantes. Do total de 129 cidades beneficiadas, 27 são do Vale do Taquari. O ato tem presença confirmada do ministro do MDA Miguel Rossetto.
Essa é a última remessa dos equipamentos para o Estado. No primeiro semestre, conforme dados do ministério, 455 cidades gaúchas foram beneficiadas. O total de máquinas distribuídas chega a 1.236. No total, o investimento supera R$ 385 milhões.
As cidades receberam três implementos, além do caminhão e da motoniveladora, o programa também distribuiu retroescavadeiras (confira no boxe).
Compra na indústria nacional
As entregas ocorrem em todo o país. A compra dos implementos foi feita na indústria nacional. Como cada cidade terá três equipamentos, os repasses precisaram ser adequados à possibilidade de manufatura das empresas.
Em cerimônia realizada em maio, o ministro Rossetto destacou o propósito da iniciativa federal. Em Santa Maria, quando houve doação referente ao programa, discursou sobre as necessidades de melhoria na infraestrutura viária dos municípios interioranos.
Segundo ele, trata-se de um apoio às administrações municipais frente a demanda de manutenção nas estradas vicinais.
Entrega para o Vale
Motoniveladora
Anta Gorda, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Tabaí, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa
Caminhão
Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Sério, Taquari, Westfália