Lajeado – O Hospital Bruno Born (HBB) disponibiliza uma nova especialidade médica para atendimentos aos pacientes do SUS, convênios e particulares. São oferecidos serviços de tratamento em traumatologia e ortopedia da mão e membro superior.
O serviço oferecido é resultado do trabalho do médico Giuseppe De Luca Júnior, que concluiu especialização em Cirurgia da Mão e Membro Superior na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Integrante da equipe do HBB desde abril, De Luca atende casos de urgência e eletivos em adultos e crianças.
Os procedimentos unem traumatologia e cirurgia plástica. De acordo com o médico, os casos de urgências mais atendidos são de reconstrução da mão, reimplantes de dedos, mãos e braços. Também são frequentes os tratamentos de lesões de tendões, nervos, fratura das mãos, punho e cotovelos e lesões plexo braquial (conjunto de nervos que partem da medula espinhal).
O HBB ainda realiza cirurgias eletivas por vídeo, consideradas minimamente invasivas. Entre elas estão as de punho e cotovelo, do túnel do carpo (compressão de um nervo da mão), de dedo em gatilho (inflamação crônica dos tendões), de cistos, de reconstrução de unhas deformadas e de más-formações da mão e membro superior.
Segundo o médico, a maior parte das cirurgias é realizada de forma ambulatorial ou com curto período de internação e recuperação. “Isso proporciona aos pacientes uma rápida, mas resolutiva estadia dentro do hospital.” Ele acredita que a rapidez no diagnóstico e no tratamento das lesões aumenta as chances de uma completa recuperação funcional.
Serviço é único no Vale
O tratamento especializado em traumatologia da mão e membro superior é único na região. No Estado, além de Lajeado, apenas Porto Alegre, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul oferecem o serviço.
De Luca pretende atender pacientes que antes tinham que se deslocar para realizar consultas, cirurgias e receber acompanhamento médico. Em pouco menos de dois meses de atividades na cidade, cerca de 15 cirurgias já foram realizadas. “São dois a três pacientes operados por semana e alguns deles estavam a mais de um ano na fila para atendimento do SUS.”
Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde aponta que 176 mil gaúchos do interior aguardam atendimento de especialistas pelo SUS em hospitais da capital. A ortopedia é uma das especialidades mais deficitárias. Apenas 816 médicos atuam no setor em todo o Estado.
Para esclarecer dúvidas e oferecer orientações aos pacientes da região, De Luca disponibiliza o endereço eletrônico drgiuseppe@live.com. Ele também está disponível para atendimentos na Clínica da Dor do HBB.
Serviços oferecidos
– Cirurgia de reconstrução da mão
– Reimplantes de dedos, mãos e braços
– Cirurgia de punho e cotovelo
– Cirurgia do túnel do carpo (compressão de um nervo da mão)
– Cirurgia de dedo em gatilho (inflamação crônica dos tendões)
– Cirurgia de cistos
– Reconstrução de unhas deformadas
– Cirurgias corretivas de más-formações da mão e membro superior.
– Tratamentos de lesões de tendões e nervos
– Tratamento de fratura das mãos, punho e cotovelos
– Tratamento de lesões plexo braquial (conjunto de nervos que partem da medula espinhal).