Católicos celebram sacramento de Jesus

Você

Católicos celebram sacramento de Jesus

Comunidades do Vale realizam missas e procissões na festa de Corpus Christi

Vale do Taquari – A Irmã Delsimar Lima e as mulheres do Grupo Apostólico da Oração, de Santa Clara do Sul, dedicaram a tarde de ontem preparando de forma voluntária a decoração alusiva a Corpus Christi. Para Delsimar, o ato é um momento gratificante de manifestação da fé. “Homenageamos Jesus Cristo, que sempre caminha conosco”, afirma.

03As celebrações de Corpus Christi reúnem hoje milhares de católicos em toda a região. Estão programadas missas e procissões, e muitas paróquias também organizam a confecção dos tradicionais tapetes, decorados com serragens, alimentos e materiais reciclados.

A programação começa ainda de madrugada, quando os fiéis iniciam a confecção dos tapetes. A partir das 8h30min começam as missas, seguidas de procissões na maioria dos municípios.

As paróquias São Agostinho e São Marcos, em Encantado, realizam procissão às 9h, antes da missa. Também em Encantado, na Igreja Matriz, os tapetes darão lugar a altares produzidos com o apoio das lojas e famílias do centro.

Estrela. As celebrações ocorrem à tarde, a partir das 15h. Todas as igrejas pertencentes à Paróquia São Cristóvão se reúnem na Linha Geraldo Baixa. A missa será na Igreja São Miguel, seguida de procissão pela localidade, que terá a ornamentação de tapetes.

Lajeado. Na paróquia Santo Antônio também haverá a arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos. De acordo com o padre Lucas Des Obel, o material será doado para a Casa de Passagem e Fundação para Reabilitação das Deformidades Craniofaciais (FundeF).

Des Obel frisa que o tema da celebração na paróquia é “Eucaristia, Comunhão e Solidariedade”, que tem o objetivo de incentivar as doações dos fiéis. Segundo ele, uma equipe também irá procurar por haitianos para doar agasalhos e alimentos aos que estiverem passando necessidades.

Data foi instituída no século XIII

A comemoração de Corpus Christi nasceu na Bélgica, no ano de 1246. A ideia surgiu a partir de uma visão da religiosa Juliana de Mont Cornillon. Ela teria avistado a Igreja representada por uma lua cheia com uma mancha negra. Para ela, a mancha significava a ausência de uma festa dedicada ao Santíssimo Sacramento.

No ano seguinte, ocorreu a primeira comemoração da data no país, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. No ano de 1264 o Papa Urbano IV instituiu a festa no calendário oficial da Igreja Católica.

A tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentados começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, no ano de 1733. Na época, a cidade foi enfeitada para reabertura da Igreja Matriz do Pilar, em evento denominado Triunfo Eucarístico. A festa é considerada a mais grandiosa do Brasil colonial.

Recomendadas pelo Código de Direito Canônico, as procissões em vias públicas lembram a caminhada em busca da terra prometida e se tornaram tradição no século XIV.

Acompanhe
nossas
redes sociais