Estrela – A administração municipal estuda a transformação de ruas em avenidas no centro da cidade. O projeto integra trechos da Coronel Müssnich, Bruno Schwertner e Júlio de Castilhos. Mudança depende de reunião com a AES Sul, prevista para segunda-feira.
O estudo implica na colocação dos postes de iluminação pública no meio das ruas, com a construção de canteiros centrais, como feito na av. Rio Branco. Na quinta-feira, o Departamento de Trânsito realizou testes em parte da rua Coronel Müssnich. Com a colocação de cavaletes, simularam o espaço disponível para o fluxo de veículos.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa, o município aproveitará a troca de postes de madeira por postes de concreto, para mudar a posição dos mesmos. Com a instalação entre as pistas, projeta mais espaço nas calçadas, mais embelezamento dos trechos e segurança no trânsito.
A reunião na segunda-feira, a partir das 9h30min, com a AES Sul, definirá o início das trocas. As obras devem começar pela rua Bruno Schwertner e Júlio de Castilhos (entre o Parcão e Estrada Transantarita). Conforme Da Rosa, o município arcará apenas com os custos da remoção de parte do asfalto e finalização dos canteiros.
Necessidade de planejamento
Para o presidente do Cacis (Câmara do Comércio, Indústria e Serviços), Werno Arend, as mudanças necessitam de planejamento. Parte das ruas remonta traçados do século XIX, havendo pouco espaço para alargamentos, por exemplo.
Segundo Werno, a colocação de canteiros deve integrar um projeto municipal maior pelo embelezamento da cidade. Demonstra apoio à iniciativa, com benefício aos comerciantes e moradores.
“Trará mais vida à área urbana e motivação à comunidade (sic)”, diz. Relata também mais espaço pedestres nas calçadas e melhora no fluxo de veículos.
A exemplo da iluminação posta na época natalina, elogia as mudanças aplicadas ao centro e ao comércio em geral.
Mudanças no calçadão
No mês passado, iniciou uma discussão pelo fechamento da rua Fernando Abbott, no trecho conhecido como calçadão. A ideia, surgida a partir de uma foto postada nas redes sociais, teve ênfase no Legislativo e divide opiniões de moradores e comerciantes.
A Cacis estuda um projeto de cobertura do espaço, para possível realização de eventos e não descarta fechamentos esporádicos no trecho. Até então, não há definições.
“Com certeza, ficará mais seguro”
A maior parte da população se mostra favorável às mudanças. O comerciário, Osvaldo Luís Ferrazza, espera pela redução de acidentes devido ao excesso de cruzamentos, em especial na rua Coronel Müssnich. Com os canteiros, cita a necessidades de mais rótulas e realização de retornos, impedindo os motoristas de atravessarem a avenida em qualquer trecho.
“Com certeza, ficará mais seguro”, complementa o aposentado Amandi Machado Lopes. Cita a tendência ao aumento de respeito com os pedestres, facilitando as travessias nas faixas de segurança. Acrescenta também a inibição de ultrapassagens em locais indevidos.
Para a aposentada, Veleda Mallmann, os canteiros e iluminação central deixarão a cidade mais bonita.