Santa Clara do Sul – Um dos empreendimentos mais aguardados pelo poder público, o frigorífico Frigoforte, deve iniciar as atividades em junho. A direção da empresa finaliza as reformas para receber a equipe de técnicos da Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), de Porto Alegre.
O frigorifico ocupará a estrutura do antigo Blau, construída na década de 80 às margens da ERS-413, em São Bento. Moderno à época, o abatedouro teve poucas adaptações ao longo de sua operação e precisou de uma reforma completa para se adequar às exigências atuais. Foram quase oito meses de serviços e o investimento atinge quase R$ 1,1 milhão.
A vistoria da estatal vai determinar qual a capacidade de produção do Frigoforte. Mas a expectativa do proprietário, Leandro Horn, o “Fibi”, é de começar com o abate de 80 bovinos por dia. Para isso, são ofertados de 30 a 35 empregos diretos em toda a escala de serviço. “Projetamos um crescimento ordenado e vamos dar um passo de cada vez. Com alguns ajustes, logo estaremos com uma média de 220 animais a cada dia.”
Fibi trabalha no mercado de carnes há mais de 25 anos, dez deles como empregado dos antigos proprietários do frigorífico Blau. Esse será o primeiro empreendimento próprio de abate. Até então, faz a distribuição de carne para outras empresas e ganhava comissão pelas vendas.
Como empreendedor, manterá o mercado para as regiões da capital, Grande Porto Alegre, Santa Maria e outros municípios dos vales do Taquari e do Rio Pardo. Bovinos serão comprados de diversas partes do Estado, inclusive de cidades da região.
O prefeito Fabiano Immich ressalta a importância do frigorífico para a economia de Santa Clara do Sul e prestou auxílio à empresa para agilizar a instalação. Entre outros pontos, forneceu horas-máquina para escavação de tanques e terraplanagem. Além disso, o governo irá ceder uma veterinária exclusiva para acompanhar os abates no Frigoforte. A partir da abertura, a empresa entra no rol das maiores geradoras de impostos ao município.
Estrutura histórica
O abatedouro ocupa o parque do antigo frigorífico Blau, uma das maiores potências econômicas na década de 90. No seu auge, abatia 150 bovinos por dia, empregando 50 pessoas.
Foi fundado e gerenciado por Loreno Blau (in memorian) e inaugurado em 20 de maio de 1980. O prédio para o abate tem 2,5 mil metros quadrados e ocupa uma extensa área de terras. Após a morte de Loreno, os filhos assumiram a administração. Mas em 2005 a empresa foi desativada.
Pouco tempo depois, a estrutura passou por diversas reformas e, em 2007, foi alugado ao frigorífico Eibel. Tal empresa deixou o local em 2011, devendo encargos a funcionários e aluguel à família Blau.
fique atento
Frigoforte ocupa área do antigo frigorífico Blau, na ERS-413 e deve começar em junho, com média diária de abate em 80 bovinos;
Estrutura está em reformas há oito meses e investimento passa de R$ 1,1 milhão;
Serão empregadas de forma direta de 30 a 35 pessoas. Empreendimento será um dos maiores contribuintes de impostos do município a partir da abertura;
Mercado será direcionado, sobretudo, para a capital, Grande Porto Alegre e Santa Maria. Bovinos serão comprados de diversas regiões do Estado, inclusive dos vales do Taquari e do Rio Pardo.