Imigrante – O Convento São Boaventura, em Daltro Filho, é o palco da nona edição da Paixão de Cristo. Ao contrário dos anos anteriores, o evento ocorre em duas noites: hoje e amanhã, a partir das 20h. A programação foi incluída no calendário oficial de eventos do Estado. A expectativa da organização é receber mais de 15 mil pessoas.
Investimento na produção é de cerca de R$ 200 mil. Nesta semana, o município concluiu os preparativos do espetáculo, com roçadas e pinturas dos cordões das calçadas. A montagem do cenário e a colocação de luzes foram finalizadas ontem à tarde.
O Convento Franciscano São Boaventura ficará aberto para o público. Construído em 1940 em pedra de arenito, abriga o túmulo do cardeal dom Aloísio Lorscheider. O cactário Horst, no centro, principal ponto turístico do município, estende o atendimento até as 19h.
Investimento
A estrutura contempla arquibancadas, banheiros químicos, praça de alimentação e estacionamento exclusivo para ônibus. A comunidade é aconselhada a trazer cadeiras. Haverá transporte gratuito para a comunidade local. A saída ocorre às 19h em frente à Laticínios Hollmann e em Arroio da Seca Baixa. Na praça da Igreja Paz, no centro, a saída é às 19h15min.
Brigada Militar de Estrela, do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e Polícia Rodoviária Estadual de Teutônia reforçam a segurança. Bombeiros Voluntários de Teutônia prestarão apoio e a Secretaria de Saúde disponibilizará ambulância.
O sargento da Brigada Militar de Imigrante, Claudiomiro Chiesa, recomenda a antecipação da chegada ao local do evento para evitar congestionamento. “Para os interessados em visitar a decoração de Páscoa e as estações da Via-Sacra, não é aconselhável o horário posterior às 18h30min”, alerta Chiesa.
A IX edição da Paixão de Cristo é uma realização da Associação Cultural de Imigrante, apoiada pelo governo de Imigrante e TBT Produções.
Na sexta-feira, haverá show pirotécnico após a encenação. No sábado, um show piromusical e do cantor tradicionalista Délcio Tavares. O roteirista Emílio Speck dirigirá o espetáculo, com duração de uma hora e 40 minutos. Ele trará os principais acontecimentos da via Sacra, morte e ressurreição de Jesus.
Família de artistas
Cerca de 60 atores voluntários da comunidade e dois artistas contratados fazem a apresentação. A base é formada por integrantes do grupo teatral Façarte, que ensaiam há três meses. O teste final antes da apresentação foi ontem.
O agricultor Orlando Francisco Kuhn, 71, é ator voluntário desde a primeira edição do evento. O seu primeiro papel foi Anás, que leva Jesus até Caifás para o julgamento. “Tivemos um público de 1,5 mil pessoas e a estrutura era menor. Foi aumentando com o tempo”. A esposa Inês, 66, participou só na primeira.
Abdicou de participar para oportunizar o marido a integrar todas as edições. “Alguém precisa tirar leite e cuidar das vacas enquanto eles ensaiam”.
No dia da apresentação, Kuhn antecipa o corte do pasto e a ordenha. Desta vez, interpreta Nicodemos, que defende Cristo. A filha do casal Madalena, 29, e a neta Luísa Gabriela Rabaioli, 12, também integram o elenco.
Auxiliar de escritório, Madalena pediu folga na sexta-feira. A interpretação de Salomé será sua estreia no teatro. “Sempre admirei esse trabalho, não tem como não querer estar lá”.
O evento
– Teatro Paixão de Cristo
– Convento São Boaventura, em Imigrante
– Dias 11 e 12 de março
– 20 horas
– Gratuito