População reage à obra de esgoto malfeita

Você

População reage à obra de esgoto malfeita

Moradores ameaçam trancar avenida caso problemas nas obras persistirem

Por

Lajeado – Insatisfeitos com a demora e a falta de qualidade nas obras de canalização de esgoto, moradores ameaçam trancar a av. 7 de Setembro. Manifesto, previsto para ontem, foi postergado. Bloqueio deve ocorrer caso Corsan descumpra promessa de iniciar recolocação de asfalto a partir de hoje.

04Há dois meses, empresa terceirizada realiza serviços na via. Nas últimas duas semanas, o trecho entre as ruas Júlio Born e Zélia Maria Abichequer, está sem o asfalto e tomado por buracos e desníveis. Ontem, o bloqueio de uma das vias forçou motoristas a transitaram na contramão.

Pressionados por moradores, responsáveis municipais e da Corsan estiveram no local ontem. Segundo o chefe da unidade da Corsan de Lajeado, Lúcio Dias, haverá a colocação imediata da camada de asfalto na respectiva via.

Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adi Cerutti, prevê mais fiscalização sobre a obra.

Descarta o interrompimento de contratos, evitando possível perda de recursos destinados ao tratamento de esgoto. Pede mais compreensão dos moradores quanto aos transtornos, citando-os como necessários durante modificações urbanas.

“Se não cumprirem, trancaremos”

Diretora de uma escola de Educação Infantil situada na rua, Luíza Ramos Schwingel, relata dificuldades no acesso de pais e alunos à instituição. Durante mais de dois meses de obras, evita a utilização do pátio da frente pelas crianças, devido à poeira.

A escola atende mais 130 alunos de até 6 anos. “Não tem como estacionar. Pais precisam entrar na contramão.”

O aposentado Octalino da Rocha, relata morosidade em relação à obra. Incomodado, cobra mais fiscalização municipal. “A obra não é feita pelo município, mas eles precisam cobrar e monitorar a empresa”.

Ele aguarda pelo cumprimento da promessa da Corsan até hoje. “Se não fizerem, trancaremos”, alerta. Conforme ele, a mesma situação se reflete em ruas paralelas, onde também ocorre o serviço.

Problemas recorrentes

A ligação das tubulações de esgoto à ETE no bairro Cohab Moinhos ocorre em 17 ruas e três avenidas. O investimento previsto chega a R$ 4,5 milhões. Com o encanamento, serão beneficiados cerca de quatro mil moradores e o percentual da população atendida deve aumentar de 0,9% para 7%.

Executado por empresas terceirizadas pela Corsan, o serviço iniciou em novembro de 2012. O prazo de entrega, com primeira data prevista para abril de 2013, foi prorrogado para abril deste ano. Atrasos na obra resultaram na mudança da empresa contratada – Esac Empreendimento de Mão de Obra para Urbanizadora CB e Filhos. Dos cerca de dez quilômetros de canalização de esgoto a serem instalados nos bairros Florestal e Moinhos, quatro estão prontos.

Acompanhe
nossas
redes sociais