Estrela – Professores começam a se qualificar dentro do programa inédito nas escolas do Rio Grande do Sul. A partir de março, trabalham com os alunos do jardim ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal os preceitos da Escola da Inteligência, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, desenvolvida pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury.
O método ensina as crianças a se colocarem no lugar dos outros, a não agredir, controlar ou diminuir seus colegas. Eles aprendem a pensar antes de reagir, expor as ideias e libertar o imaginário a fim de encontrar soluções nas mais diversas situações. “Queremos que deixem de ser repetidores de informação e sejam pensadores”, afirma o escritor.
O secretário de Educação, Marcelo Mallmann, cita que a maioria dos casos de baixo rendimento escolar se dá por problemas emocionais e não cognitivos. “Se conseguirmos atacar nesse ponto, qualificaremos a aprendizagem.”
Ele menciona Cury como alguém que estudou a mente humana e desenvolveu técnicas de gerenciamento das emoções. Quer que alunos, pais e professores aprendam a conhecer suas virtudes e dificuldades para usá-las em seu favor.
A metodologia do programa é inserida no currículo escolar como uma nova disciplina – uma hora aula por semana –, com o apoio de materiais impressos, recursos de multimídia, treinamento presencial e de educação a distância, materiais para os pais, avaliação e acompanhamento, palestras e apoio de marketing.
Os professores terão 120 horas de formação ao longo do ano. Os pais terão oito reuniões durante o ano e recebem um material para trabalhar com os filhos em casa.
Uma vez por mês, a equipe da Escola da Inteligência, de São Paulo, visita os colégios envolvidos e conversa com os professores a fim de avaliar o andamento do programa. O grupo abrange a psicologia preventiva, a psicologia social, a educação, a psiquiatria e a sociologia.
O investimento do município é de R$ 240 mil para todo o ano. O programa atende 1,8 mil crianças. Escola de Inteligência está embasada nas teorias: Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner; a Psicanálise, de Sigmund Freud; a Cognitivista Construtivista, de Jean Piaget; e a Socio-Cognitivista, de Vygotsky. Está alicerçada no pensamento filosófico de Sócrates, Platão, Agostinho, Rousseau, Voltaire, Kant, Hegel e outros.
Abordagem em sala de aula
Os professores passam o conteúdo do programa uma vez por semana, conforme currículo da escola. Falam sobre as funções mais importantes da inteligência, o processo psicológico de aprendizagem, formação de pensadores, conflitos, transtornos emocionais, consequências da globalização e outros.
A professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Lisiane Baroni, leciona há 20 anos. Valoriza o trabalho de Cury, e gosta de usar suas teorias como base de ensinamento. “Adoro essa proposta, pois tudo passa pelo coração.”
Está ansiosa para falar aos alunos sobre respeito, uma das lições do programa que considera a base de tudo. Percebe que aprendendo a se respeitar a criança sabe respeitar o outro. Diz que a Escola da Inteligência lida com os sentimentos.
Ela cita um exemplo comum nas discussões entre crianças, a acusação mútua. Conforme a professora, antes de acusar o colega, o aluno aprende a olhar para si e perceber a origem do problema.
No treinamento os professores aprendem como transmitir o conteúdo pedagógico de forma cativante, como influenciar o aluno a participar dos debates e como ajudar a formar pensadores e desenvolver a consciência crítica.
No material pedagógico constam suporte em papel e digital ilustrados, contendo histórias com vertentes psicológicas, sociológicas e filosóficas, abrangendo ideias de múltiplos pensadores e informações sobre temas do cotidiano.
O programa trabalha a saúde emocional a fim de formar pensadores, estimular a consciência crítica e desenvolver a inteligência. Lida com o caráter e as relações interpessoais dentro da sala de aula.
Metas da Escola da Inteligência
1 – Estimular as funções mais importantes da inteligência dos alunos: pensar antes de reagir, colocar-se no lugar dos outros, trabalhar perdas e frustrações, libertar a criatividade, formar pensadores, proteger a emoção, gerenciar pensamentos, consolidar a autoestima, desenvolver a consciência crítica, elaborar sonhos e projetos de vida.
2 – Estimular o treinamento do caráter: perseverança, honestidade, espírito empreendedor, debate de ideias, disciplina, tolerância, liderança, solidariedade, capacidade de recomeçar, educação para o trânsito e educação para o consumo.
3 – Fornecer ferramentas para o desenvolvimento emocional, como: trabalhar insegurança, ansiedade, agressividade, sentimento de culpa, falta de transparência e discursar temas como prevenção ao uso de drogas e consumo consciente.
4 – Enriquecer as relações interpessoais por meio do diálogo, do debate de ideias, da educação para a paz e do trabalho em equipe.