Governo anuncia 300 vagas em creches

Você

Governo anuncia 300 vagas em creches

Novos espaços abrem durante este ano e início de 2015. Déficit atual chega a 826

Lajeado – Diante da falta de vagas nas escolas infantis municipais, o Executivo anuncia providências para aumentar oferta de espaços. Construção de nova creche e ampliações em outras seis integram as medidas. No bairro Conventos haverá nova instituição com capacidade para atender 120 alunos. Previsão para entrega da edificação é 2015.

Projeto de lei encaminhado ao Legislativo abre crédito de R$ 180 mil para aquisição de duas áreas do bairro Conventos. A escritura de um dos terrenos foi assinada pelo prefeito Luis Fernando Schmidt nessa sexta-feira, 14. Os proprietários repassaram área superior a 400 metros quadrados, localizada na rua Benno Schmitt.

A outra área também supera 400 metros quadrados. Ambas serão destinadas à implantação de uma escola de Educação Infantil, mediante convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A empresa responsável pela execução das obras está contratada e aguarda a escrituração e disponibilização das áreas para iniciar os trabalhos. Conforme a secretária da Educação, Eloede Conzatti, haverá atendimento para algumas turmas na Emei Doce Infância, localizada no mesmo bairro.

Com a obra e reforma da Emei Mundo Encantado, no bairro Morro 25 – espaço para mais duas turmas –, a secretária prevê redução de 19% na lista de espera em 2015.

Ciep cede 4 salas

Convênio assinado entre município e Estado, no último dia 7, transfere quatro salas de aulas e espaço compartilhado – sanitários, pátio com praça e ginásio de esportes – do Ciep à administração municipal. O espaço cedido permite atender 80 crianças de 4 e 5 anos.

No início, 32 serão transferidas da Emei Cantinho Mágico para o Ciep. Com isso, novas vagas estarão abertas para crianças de até 3 anos. A Secretaria de Educação (SED) providenciou abertura de licitação para restaurar os espaços cedidos pelo Estado. Cabe ao município a contratação de profissionais.

Falta de vagas aumenta

Lajeado tem déficit de 826 vagas na Educação Infantil. No mesmo período de 2013, a lista de espera continha 462 crianças. Durante o ano, a SED abriu 200 vagas em várias escolas.

O número aumentou no decorrer do ano e totalizou 679 crianças em dezembro. Em janeiro deste ano, mais de 176 novas inscrições integraram a lista. Além de investimentos em estrutura, mobiliário e material de expediente, há necessidade de contratar professores e monitores.

Conforme o Setor de Coordenação das Emeis da SED, a seleção das crianças obedece critérios aprovados pela Comissão de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação (Comed). Um é a renda familiar, com prioridade a quem se enquadra na faixa salarial de até três salários mínimos. Das 826 crianças na lista, 62,5% se encontram nesta faixa. Do total, 588 crianças estão na faixa etária até três anos de idade, equivalente a 71% da demanda.

Turno integral

O ano letivo inicia no dia 19, com vagas para crianças de 4 e 5 anos. As escolas de Ensino Fundamental Santo André, Pedro Weller, São Bento, Vida Nova, Vitus André Mörschbächer, Capitão Felipe Dieter, Lauro Muller e São José de Conventos recebem estudantes, em turno integral. A previsão é atender 200 crianças.

Acompanhe
nossas
redes sociais