Prefeito assume governo segunda-feira

Você

Prefeito assume governo segunda-feira

Cartório Eleitoral atende pedido dos eleitos e antecipa diplomação em uma semana

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Colinas – Irineu Horst (PMDB) e Ademar Rieger (PT) iniciam mandato de três anos, como prefeito e vice, na próxima semana. A diplomação, prevista pelo Cartório Eleitoral para ocorrer dia 20, foi antecipada em uma semana a pedido dos eleitos. Os gestores têm agilidade para encaminhar projetos aos governos antes do período eleitoral.

2De acordo com o chefe do cartório, José Afonso Beraldin da Silva, a cerimônia de diplomação será na sexta-feira. O evento ocorre a partir das 10h, na sala de tribuna do júri, no Fórum de Estrela. A posse depende da presidência da câmara de vereadores e é realizada na segunda-feira pela manhã.

O governo terá um ano a menos que demais gestores do Vale do Taquari. A eleição fora de época ocorreu dia 1º de dezembro. Horst e Rieger formaram chapa única e tiveram 73,16% dos votos.

O novo pleito foi marcado em virtude da cassação do diploma do ex-prefeito, Gilberto Keller (PMDB). Ele foi condenado por compra de votos, abuso de poder político e condutas vedadas na campanha eleitoral do ano passado. Além de multa, ficou inelegível por oito anos.

No entanto, a sentença permite a Keller atuar no poder público. Presidente regional do partido, o ex-gestor atua como advogado e assessora administrações municipais da região. Entre elas, prestará apoio ao novo governo de Colinas.

Quanto ao secretariado, o prefeito não prevê trocas, pelo menos nas primeiras semanas. Diz que o grupo é eficiente e mostrou a capacidade nos últimos meses. Única novidade será quanto ao cargo de secretário da Educação, ocupado por Horst até antes das eleições suplementares.

Conforme o prefeito eleito, a cidade depende de verbas dos governos estadual e federal. Cita que os próximos dias serão imprescindíveis para garantir o empenho destes recursos, em função do período eleitoral de 2014. Do contrário, o dinheiro perde validade para o próximo ano.

Recursos pleiteados

Maior esforço será concentrado para garantir cerca de R$ 2,9 milhões previstos para a pavimentação de 2,5 quilômetros na comunidade Linha Ano Bom até a divisa com Teutônia. A rota é a principal alternativa para sair do município em caso de alagamentos – quando o acesso por Estrela fica encoberto por água.

A assinatura do convênio era prevista para 25 de outubro, quando o governador Tarso Genro esteve na região. No entanto, o processo judicial envolvendo o então chefe do Executivo inviabilizou o acordo.

Até a posse dos eleitos, responde pelo Executivo a ex-presidente da câmara de vereadores, Marli Stiegemeier (PMDB). Ela está no cargo desde 17 de outubro, quando a Justiça ordenou a saída de Keller da administração municipal. A parlamentar reassume o Legislativo na segunda-feira.

Acompanhe
nossas
redes sociais