Vale do Taquari – O trecho urbano de 3,6 quilômetros da ERS-130 é recuperado desde a manhã dessa sexta-feira pela pavimentadora Conpasul. A obra, estimada em R$ 740 mil, é custeada com dinheiro proveniente do pedágio de Cruzeiro do Sul. Há três meses cobrando a tarifa, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) arrecadou mais de R$ 2 milhões na praça.
A obra é realizada entre o viaduto sobre a BR-386 e o entroncamento com a ERS-453, no acesso a Cruzeiro do Sul. O trecho, na área urbana de Lajeado, não pertencia ao extinto polo de pedágios da Sulvias. Por isso, destaca a EGR, pouca manutenção foi realizada nos últimos 15 anos.
A ordem de serviço foi assinada nessa segunda-feira. Pelo prazo contratual, a Conpasul precisa concluir o trabalho em 90 dias. Serão cinco centímetros de camada asfáltica, do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Mas a direção da empresa pretende terminar a obra em um mês.
De acordo com diretor da Conpasul, Nilton Scapin, o cuidado dos operadores é dobrado em função do movimento intenso na rodovia. Para diminuir a intensidade de congestionamentos, o serviço é realizado entre às 7h30min e 17h30min. Mesmo assim, destaca, o trânsito deve fluir mais devagar. Na sexta-feira, a equipe trabalhou nas imediações do posto do Neco.
Fim dos buracos
Reportagem divulgada em julho pelo A Hora mostrou que o trecho a ser recuperado tinha 456 buracos: um a cada dois metros. Desde o início da concessão, em junho, a EGR apenas tapou as cavidades de forma emergencial.
A precariedade da rodovia motivou protestos. Mês passado, um morador de Arroio do Meio começou a pintar de branco os buracos. Insatisfeito com a pouca atenção da estatal ao problema, tampou parte deles com pó de brita na semana passada.
A EGR alega que ao longo de setembro foram utilizadas mais de 80 toneladas de asfalto para cobrir buracos abertos nas rodovias estaduais gaúchas. Quatro equipes atuaram na operação tapa-buracos, efetuando os reparos necessários.
Decreto de emergência
Na manhã dessa quinta-feira, governo estadual lançou Decreto de Emergência para recuperação de 62 trechos em 28 rodovias, totalizando 808 quilômetros. Nenhuma do Vale do Taquari será beneficiada com o serviço.
Conforme governo, o Decreto possibilita maior agilidade na execução dos projetos das obras, uma vez que permitirá a contratação na modalidade de dispensa de licitação, de empresas especializadas.
Para a contratação emergencial, o Daer elaborará uma planilha de serviços, com composição de custos e preços unitários; utilizar soluções mais modernas para acelerar os procedimentos burocráticos e cumprir com a caracterização legal.
Estudo relativo a dados de 2012 demonstra que nenhuma das sete concessionárias avaliadas atingiu os padrões mínimos de qualidade exigidos no pavimento. O pior desempenho teve o polo de Caxias.
BR-386 em estado precário
O trecho urbano da rodovia federal foi recebido pelo Ministério dos Transportes. A partir disso, a responsabilidade da manutenção recai sobre o Dnit, com obras custeadas pela União. Continuará sem pedágios.
A Superintendência Regional da autarquia prepara licitação para obras de restauração e manutenção. Ainda não há informações sobre os valores. Um dos piores trechos fica entre Lajeado e Estrela. Diversos buracos, desníveis e os acessos precários representam as principais reclamações da comunidade. Após o fim dos pedágios na rodovia, em maio, apenas tapa-buracos foram realizados.