Contrato termina e lombadas são retiradas

Você

Contrato termina e lombadas são retiradas

Município prepara estudo para estabelecer novos locais com controle de velocidade

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estrela – As 14 faixas com fiscalização eletrônica pararam de funcionar no dia 2. Após 48 meses de contrato, as estruturas começam a ser retiradas. O governo municipal inicia a elaboração de projeto, que avaliará os locais propícios para receberem lombadas.

lConforme o coordenador do Departamento de Trânsito Municipal (Detram), Arcelino Matke, com o levantamento, a administração municipal se inicia o trâmite para uma nova licitação. Conta que não há previsão para o lançamento do processo.

Por lei, é impossível fazer uma contratação emergencial ou prorrogar o contrato. No município, o repasse para empresa responsável pelas lombadas era feito de acordo com os registros de multas. Era estipulado um percentual, que variava entre 30% e 40%.

Em 2011, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer que desqualifica esse modelo de cobrança. Pelo órgão, o correto é estipular um valor mensal para a prestação do serviço. Dados do Detram mostram que em 2012 foram arrecadados cerca de R$ 300, fruto das multas por excesso de velocidade.

Motoristas temem acidentes

Os locais com o controle de velocidade são considerados seguros pelos condutores. Morador do bairro Oriental, Gildo Bairros comenta que devido à imprudência, as lombadas são necessárias. “Alguns excedem o limite. Com os radares, os motoristas temem ser multados.”

Para ele, a administração municipal deve ser ágil na elaboração do novo projeto para que as ruas e avenidas com grande fluxo de veículos sejam fiscalizadas.

Em 2006, ano em que não havia lombadas na Av. Rio Branco, o auxiliar administrativo Daniel Klabunde se envolveu em um acidente. Ele pilotava uma moto, quando um automóvel cruzou uma rua transversal, próximo da Sociedade Rio Branco. Fraturou o fêmur e o joelho.

Com a retirada das lombadas, acredita que aumentam os riscos. “O controle de velocidade é importante, pois reduz a possibilidade de acidentes.”

Morador de Fazenda Vilanova, Leandro Rosa da Silva, viaja a Estrela quase todos os dias. Para ele, muitas pessoas, ao saberem que as lombadas estão desativadas, usam as vias para fazer “rachas”.

O coordenador do Detram relata que todos os locais que abrigavam lombadas estão sinalizadas. Ressalta que os motoristas precisam ter bom senso e respeitar os limites de velocidade.

Pontos com lombadas

– Av. Rio Branco, entre os bairros Oriental e Estados, tem quatro faixas controladas

– Rua Coronel Müssnich, no Centro, conta com dois radares

– Rua Lino Braun, bairro Boa União. Via com duas lombadas

– Rua Júlio de Castilhos, bairro Cristo Rei. Outras duas faixas

– Rua Coronel Brito, Centro. Também fiscalização em dois sentidos

– Rua Alfredo Arenhardt, bairro Imigrantes, com controle em duas faixas

Acompanhe
nossas
redes sociais