Sobre

Grupo a Hora

O GRUPO A HORA é um conjunto de unidades de mídia e serviços multiplataforma, instalado no Vale do Taquari, RS, distante 100 km da capital Porto Alegre. Controla os seguintes veículos e negócios:

Os jornais A HORA de Lajeado, único diário do Vale; o NOVA GERAÇÃO - NG de Estrela, semanário mais antigo com circulação ininterrupta, há 55 anos, na região; e o AH REGIONAL, semanário que circula na microrregião alta, em Boqueirão do Leão e arredores.

A RÁDIO A HORA 102,9, com alcance regional e potência de 10kwts, tem programação jornalística e permeia os debates mais relevantes e estruturais da região.

O Grupo também conta com os portais A HORA e NG; uma empresa de logística e pequenas entregas; a editora A HORA PUBLICAÇÕES, que edita as revistas VALORES, o anuário TUDO, livros e outros; o ESTÚDIO A, produtor autônomo de conteúdo e estratégia para marcas. Ainda, o NÚCLEO PESQUISA e o AH EVENTOS, um departamento de projetos e eventos.

Imagem da fachada do Grupo A Hora

Sede do Grupo A Hora, em prédio no centro de Lajeado

Imagem da fachada do Grupo A Hora

Sede do Jornal Nova Geração tem um segundo estúdio da Rádio A Hora, em Estrela.


Grupo A HORA

Principal produto do grupo, o jornal diário - circula de terças a sábados - se destaca pelo conteúdo de qualidade, independência editorial e envolvimento com a comunidade. Dezenas de publicações, fórums e debates com a sociedade, traduzidos em conteúdos relevantes e indispensáveis aos leitores que desejam informação de qualidade, análise, curadoria, opinião de valor. A tiragem é de 7 mil exemplares, a maioria para assinantes.


Rádio A Hora

Rádio A Hora 102.9

Em março de 2020, a Rádio A Hora 102.9 estreou nova programação com destaque para o jornalismo, entretenimento e música. A emissora é uma das mais potentes em termos de abrangência no interior do RS, com 10 kwats de potência. Alcança 75 municípios nos vales Taquari, Rio Pardo, Serra e parte da região metropolitana, onde estão mais de 1,1 milhão de pessoas, 10% da população e 13% do PIB do estado do RS.


Portais A HORA e NG

A plataforma digital é a ferramenta mais dinâmica e acessível aos leitores de qualquer parte do mundo. Por meio da assinatura digital, o leitor pode acompanhar todas as publicações e conteúdos produzidos ao longo do dia, mês ou ano, inclusive, acompanhar a rádio no aplicativo ou streaming, gratuitamente.

Aos leitores mais exigentes, existe a possibilidade da assinatura digital paga, para acessarem qualquer conteúdo ou produto premium do impresso e portal, ilimitadamente, em qualquer lugar.

O acesso liberado ao Portal A Hora também engloba o portal NG, ambos uma excelente oportunidade de negócios para as marcas que desejam impactar os internautas.


Jornal NG

Segundo jornal principal do grupo, o NG é um semanário, sendo o mais antigo com circulação ininterrupta há 55 anos no Vale do Taquari. Com sede em Estrela, circula às sextas-feiras, com tiragem média de 1,5 mil exemplares por edição.


Jornal AH Regional

Terceiro jornal do grupo, o semanário circula na região alta – sede em Boqueirão do Leão, onde é líder absoluto nas cidades onde atua, atualmente, com mil assinantes. O foco está no jornalismo comunitário e prestação de serviços às entidades, empresas e comunidades.


Estúdio A

Núcleo de produção de conteúdo e estratégia para marcas em canais multiplataforma. A produção e desenvolvimento de conteúdo customizado e especializado, em diferentes formatos e linguagens, atende empresas, agências e escritórios de branding. É uma unidade autônoma, tanto em equipe de produção quanto no aspecto jurídico e fiscal.


A HORA Publicações

A editora publica livros, revistas, guias e similares para o Grupo e terceiros. Destacam-se a revista Valores, o anuário Tudo e o guia VEM, livro bilíngue sobre turismo no Vale do Taquari, todos produtos importantes para a região, além de uma dezena de revistas setoriais e especiais.


Núcleo de pesquisa

Por meio de parcerias com o Instituto Methodus e Terceira Visão, o setor de pesquisas produz estudos e dados para uso pelos veículos do Grupo, bem como a terceiros.


Eficiência Logística

Unidade de negócios com mais de 20 colaboradores diretos e indiretos, que chegam quase todos os dias (exceto aos domingos) em centenas de bairros e localidades do Vale do Taquari.

Além de entregar os jornais e revistas do grupo, também faz entregas rápidas e fracionadas no seu espectro de abrangência para terceiros, como revistas, jornais, guias etc.


Pense

O Assinante Solidário é um fundo de financiamento criado pelo Grupo A Hora para financiar projetos sociais e educacionais. É mantido com receita dos assinantes e anunciantes. O fundo destina em média R$ 150 mil anuais para projetos e ações da comunidade. Atualmente, a maior parte dos recursos vai para o PENSE – Programa de Ensino e Educação, que premia e reconhece professores, alunos e escolas do Vale do Taquari, com viagens, cursos e dinheiro.


HUB A HORA

A transformação tecnológica impõe novas rupturas de pensamento e permeia a inovação nos diversos setores da empresa. O hub de inovação é um núcleo criativo que oportuniza funcionários do Grupo A Hora, catalisa e conecta soluções e negócios de empreendedores locais interessados em desenvolver ou lançar produtos em conjunto. Também conecta com os movimentos de inovação já existentes na região e fora dela.


Histórico de fortalecer e desenvolver o ecossistema

O GRUPO A HORA foi fundado em 1º de julho de 2002, inicialmente, como jornal semanário, na pequena cidade de Santa Clara do Sul, atualmente, com quase 8 mil habitantes.

O espírito de evolução sempre estimulou o novo jornal que, em 2006 abriu sucursal em Lajeado. Dois anos depois, orientado ao projeto de regionalização, transferiu a sede para a maior cidade do Vale do Taquari.

Impulsionado pela inovação e empreendedorismo, rapidamente, o jornal A HORA se tornou bissemanário, em seguida, trissemanário e, em 2012, diário.

Jornalismo profissional, opinião crítica, engajamento nas causas regionais e hiper-localismo são características desde o princípio da empresa.

À medida que o A HORA se consolidou pela qualidade do conteúdo, cadernos arrojados e projetos inovadores, hoje, sua influência permeia os setores mais importantes da sociedade. O mix de produtos e serviços se amplia e empurra a empresa para sua expansão.

Em 2015, o jornal decidiu fazer sua primeira aquisição: o jornal O Boqueirão, semanário da região alta. Quase um ano depois também comprou o jornal Eco Serrano, quando fundiu os dois semanários e criou o AH REGIONAL, atualmente líder absoluto na região alta com mil assinantes, que circula em público diferente do diário, exatamente, pelo sua característica local.

Foi no mesmo ano que a empresa Eficiência Logística ampliou sua atuação, chegando a dezenas de cidades do Vale do Taquari, em quase todos os dias da semana.

Em 2016 e 2017, novas unidades de negócios foram incorporadas. Nasceu o Estúdio A, um núcleo de produção de conteúdo e estratégia para marcas. No mesmo ano foram ampliados e criados vários cadernos e projetos – Negócios em Pauta, Hiper-locais, etc -, os quais trouxeram novas demandas e oportunidades.

O ano de 2018 foi marcado por grandes transformações. Mais uma vez, impulsionado pela sua característica de inovar e encarar desafios, a empresa criou novas frentes de negócios, entre elas, um núcleo de pesquisas, um departamento de projetos e eventos, a revista Valores e, com ela, a editora A Hora Publicações.

Para culminar os avanços daquele ano, a empresa decidiu posicionar a marca como GRUPO A HORA. O anúncio ocorreu durante a Expovale 2018, antecedido do grande evento empresarial, TOP 100, que reuniu mais de 600 empresários, um mês antes, para reconhecer as 100 marcas mais lembradas no Vale do Taquari.

Em fevereiro de 2020, o grupo adquiriu a rádio Sorriso FM, de Estrela, que passou a se chamar Rádio A Hora 102.9 e estreou nova programação no dia 24 de março daquele ano. A emissora harmoniza jornalismo e entretenimento para público formador de opinião.

Em maio de 2021, a empresa incorporou o Jornal Nova Geração (NG) e inaugurou o segundo estúdio da Rádio A Hora, em Estrela, ambos com sede no centro da cidade, em frente à praça Menna Barreto.

A capacidade de inovar, o desejo de contribuir com o desenvolvimento regional e o esforço contínuo pela qualificação estão no DNA da empresa.

O futuro do Grupo A Hora segue pautado pela sua independência editorial, engajamento social, inovação e empreendedorismo no Vale do Taquari. Todas as unidades de negócios estão alinhadas com o propósito maior: contribuir para acelerar o desenvolvimento regional. Eis o motivo do slogam "Nossa Força é o Desenvolvimento Regional".

Missão

Missão

Ser agente de transformação por meio da produção e entrega de conteúdo de qualidade e análise crítica. Contribuir para a conscientização da cidadania e ao desenvolvimento regional sustentável.

Visão

Visão

Consolidar-se como um dos grupos de mídia mais influentes do interior do Rio Grande do Sul, sobretudo, na região dos Vales.

Valores

Valores

  • Independência Editorial;
  • Defesa da Pluralidade, da Liberdade de Expressão e da Livre Iniciativa;
  • Respeito à Diversidade;
  • Compromisso com a Ética, a Verdade e a Sustentabilidade;
  • Estímulo à Inovação;
  • Apoio à Educação, Cultura e Arte.