Estudo sobre maior cheia de Lajeado é apresentado na prefeitura

ENCHENTE de 2023

Estudo sobre maior cheia de Lajeado é apresentado na prefeitura

O trabalho consolida uma revisão nos dados das cheias que atingiram o Rio Taquari. Apresentação ocorre na tarde desta quarta-feira, 24, no LabiLá

Por

Estudo sobre maior cheia de Lajeado é apresentado na prefeitura
Foto: Bianca Mallmann
Lajeado

Estudo desenvolvido por pesquisadores da Univates, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) é apresentado em reunião na tarde desta quarta-feira, 24, no LabiLá, para a Administração Pública Municipal e entidades. O trabalho consolida uma revisão nos dados das cheias que atingiram o Rio Taquari.

Pelo estudo, a enchente de setembro de 2023, considerada o maior desastre natural da história do Vale do Taquari, passa a ser a maior da história. Já a inundação de dois meses depois se torna a segunda colocada. Ambas superam a cheia de maio de 1941, considerada, por décadas, a pior já enfrentada na região.

O nível revisado da enchente de setembro do ano passado ficou em 28,98 metros, enquanto a de novembro, com 28,39 metros, superou a de 1941 por sete centímetros. Já a de 2020, que chegou a ser a maior em 60 anos, fechou em 26,84 metros e é a quinta maior da história, atrás ainda da de 1956.

O trabalho, que investiga os desdobramentos das inundações na cidade de Lajeado, é assinado pelos professores da Univates Sofia Royer Moraes e Rafael Rodrigo Eckhardt, assim como pelo professor Walter Collischonn (Ufrgs) e Franco Turco Buffon (SGB).

Acompanhe
nossas
redes sociais