Escola é destaque na promoção de projetos sustentáveis

MARQUES DE SOUZA

Escola é destaque na promoção de projetos sustentáveis

Alunos da escola Severino Freiner desenvolvem há anos iniciativas voltadas ao meio ambiente. Ações serão apresentadas na Expointer

Por

Escola é destaque na promoção de projetos sustentáveis
Na tarde de ontem, atividades desenvolvidas pela escola foram apresentadas Foto: Gabriel Santos
Marques de Souza

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Severino Freiner, localizada em Linha Atalho, Marques de Souza, vem se destacando
há tempos na implementação de iniciativas sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Atendendo desde a pré-escola até o ensino fundamental, a instituição tem sido pioneira na região em ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente.

Entre os projetos desenvolvidos pela escola, destacam-se a reestruturação de hortas, o cultivo de ervas medicinais, a utilização de pomares e o estímulo à meliponicultura. Todas essas iniciativas contam com o envolvimento ativo dos alunos, abrangendo todas as turmas da instituição. Além disso, são realizadas atividades de manutenção de cisternas, hortas, pomares e embelezamento do espaço escolar, bem como práticas ligadas ao artesanato.

O trabalho desenvolvido pela escola tem sido reconhecido e premiado em diversos eventos, como a Expointer, a Univates e feiras do conhecimento em Santa Clara do Sul e Marques de Souza. Segundo a coordenadora do projeto, Graziela Fleck, o objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência prática do que encontram nas propriedades rurais da região, incentivando a aplicação dessas práticas também em suas casas.

Uma das atividades de destaque é a meliponicultura, na qual os alunos aprendem sobre o cultivo e a manutenção das abelhas nativas, contribuindo para a preservação da biodiversidade local.

Recentemente, as atividades desenvolvidas pela escola foram apresentadas em um evento no salão da comunidade, que também contou com a participação de outras instituições, como as escolas de Canudos do Vale, Frei Antônio de Bela Vista do Fão e Ana Neri de Marques de Souza, além da presença da Associação de Meliponicultura do Vale do Taquari (Amevat).

Diretora da escola, Simone Zambiazzi, ressalta que as ações não apenas visam criar uma fonte de renda para a localidade, mas também têm como objetivo envolver os alunos com atividades práticas e conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Atividades desenvolvidas

  • Horta;
  • Coleta de água da chuva;
  • Cultivo de ervas medicinais;
  • Temperos aromáticos;
  • Oficinas sobre meliponicultura;
  • Ajardinamento;
  • Artesanato;

Acompanhe
nossas
redes sociais