Senai Lajeado prioriza formação ao mercado industrial

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Senai Lajeado prioriza formação ao mercado industrial

Em Lajeado, investe nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial, técnica em alimentos, gestão, logística e calçado. Gerente de operações detalha cursos de qualificação e projetos

Por

Atualizado sexta-feira,
19 de Abril de 2024 às 14:58

Senai Lajeado prioriza formação ao mercado industrial
Foto: Ana Júlia
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, desta sexta-feira, 19, o gerente de operações do Senai unidade de Lajeado, Jerry Hibner, participou do programa para falar sobre os cursos de qualificação que a instituição oferece e os projetos que instituição participa.

A escola de educação profissional visa qualificar pessoas, para que elas possam se inserir no mercado de trabalho, com uma formação profissional, realizada em complexo de tecnologia elevada.

Atualmente, com 100 unidades fixas no estado e mais 18 unidades moveis, o instituto abrange cerca de 97% do território do RS. “Em cada unidade, é observado quais são as defasagens profissionais daquela região, para que então possamos suprir”, explica Hibner.

Em razão de Lajeado ser uma região industrial, no momento a instituição investe nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial, técnica em alimentos, gestão, logística e calçado.

Projeto Trilhas da Aprendizagem 

O programa, cujo objetivo é despertar o interesse e vocação dos alunos durante o ensino fundamental, foi criado em Lajeado e é atualmente administrado em 16 outros municipios.

A formação ocorre por cursos rápidos e modulares, com conteúdos que supram as necessidades do mercado de trabalho do município. O gerente de operações diz que o curso é feito sob medida para as cidades e que quanto mais cedo se desperta o interesse profissional do jovem, melhor é o resultado.

RS Qualificação 

Desenvolvido pelo governo do estado, com incentivo da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), foi idealizado para aumentar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade, por meio de qualificação da mão de obra para aquelas vagas em aberto, pela falta de indivíduos capacitados.

Atualmente, o serviço pode ser acessado por pessoas desempregadas e sub ocupadas.

No município de Lajeado, o programa pode ser acessado no Senai. “Temos várias frentes de atendimento que serão engajadas neste programa do governo do estado”, finaliza Jerry Hibner.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais