Danielle Harth: “É preciso ouvir para formar relações saudáveis”

ENTRE ASPAS

Danielle Harth: “É preciso ouvir para formar relações saudáveis”

Jornalista e gestora de felicidade, destaca necessidade de manter audição ativa para aprender com o outro

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Abril de 2024 às 13:04

Danielle Harth: “É preciso ouvir para formar relações saudáveis”
Danielle Harth (Foto: arquivo)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A jornalista e gestora de felicidade Danielle Harth fala sobre a importância de cultivar a escuta e os resultados benéficos que ela traz para as relações. Ela participou nesta quarta-feira, 17, do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9.

Mesmo que a fala seja considerada de forma majoritaria a principal ferramenta de comunicação, é preciso cultivar o hábito da escuta, porque ela é fonte de aprendizado e de construção para relações saudáveis. Ouvir pode ser considerado cansativo, mas permanecer em silêncio revela monstros internos que não aparecem enquanto as pessoas comunicam.

“A fala do outro, quando desinteressante para nós, se torna insignificante e em razão disso, não estamos mentalmente presentes. Às vezes não entendemos porque não criamos relações. Mas é por isso. Porque sempre colocamos nossa vida à frente a do outro. A presença também se faz com a audiência.”

Ela também provoca a aprender a ouvir o “não”, porque é mais benéfico para os relacionamentos agir com sinceridade e admitir a falta de plena atenção à fala, ao invés de “ouvir somente por ouvir.”

Segundo Danielle, esse é o ponto que faz com que as relações sejam duradouras e saudáveis. “Quando se faz uma tríade entre os parceiros, conseguimos gerar aprendizado por meio da doação de audiência e zelo de cada um.”

Assista ao comentário na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais