Como é e o que se projeta ao Parque do Imigrante

CENTRO DE EVENTOS

Como é e o que se projeta ao Parque do Imigrante

Projeto contratado pela Acil deve ser aproveitado pelo Poder Público para execução. Intenção é unir pavilhões 2 e 3 para transformá-los em um salão voltado para eventos diversos. Desafio é concluir reforma até a Expovale, em novembro

Por

Como é e o que se projeta ao Parque do Imigrante
Reforma prevê um novo conceito para o Parque do Imigrante, transformando-o em um Centro de Eventos. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Apresentado oficialmente esta semana pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o projeto de reformulação dos pavilhões 2 e 3 do Parque do Imigrante qualifica a estrutura existente para suprir uma demanda antiga. A ideia é tornar o espaço em um Centro de Eventos, com possibilidade de sediar atividades multissetoriais.

Elaborado pelo arquiteto e urbanista Lucas Pedó, o projeto contratado pela entidade prevê o fechamento definitivo do saguão, que hoje separa um pavilhão de outro. Para isso, seriam utilizados vidros. Além disso, contemplam a proposta melhorias em acessibilidade, bem como outras adequações estruturais.

Após evento em março e reclamações de vereadores, terceirizada executa limpeza e melhorias na estrutura

Com o material concluído, agora a Acil busca alinhar com o governo de Lajeado a execução das obras a tempo da Expovale + Construmóbil 2024, agendada para novembro. Há uma preocupação sobre a viabilidade de implementação até a data do evento conjunto. As programações ocorrem simultaneamente no parque.

“Foi feita uma reunião com prefeito e Seplan reforçando a necessidade de investimento. Precisa abrir edital para terminar essa obra. O desafio agora é maior. Ao mesmo tempo, tento olhar o lado positivo pelo fato de ter um centro único, no qual fica mais interessante para quem estava naquela disputa de exposição”, frisa o presidente da 11ª Construmóbil, Daniel Bergesch.

Obras incompletas

Hoje, pavilhão 2 está com uso proibido para eventos

O município iniciou intervenções no Parque do Imigrante no ano passado, também com o propósito de unificar os pavilhões. No entanto, o fechamento nunca ocorreu. Para a Festa à Fantasia, evento ocorrido em março, foram feitas melhorias pontuais no local. A falta de manutenção chegou a motivar críticas de vereadores.

Bergesch lembra que os pavilhões, no ano passado, acabaram sendo utilizados como alojamento para famílias desabrigadas nas enchentes de setembro e novembro. “Isso fez com que as estruturas ficassem mais deterioradas, principalmente os banheiros e a parte elétrica”.

Conforme a secretária de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Cátia Berteli, o governo municipal planeja executar a reforma a tempo da Expovale. “Nós fizemos um projeto estrutural e a Acil, o arquitetônico. Um complementa o outro”, comenta.

Mudanças na Expovale

Formato de pirâmide do telhado do saguão dará lugar a uma fachada que remete às montanhas do Vale

Para este ano, a Expovale + Construmóbil contará com mudanças. Entre elas, está a retomada do Salão do Automóvel, enquanto a Mostra Arquitetura e Design deixará de existir. “Cada vez menos arquitetos queriam aproveitar o espaço. Tivemos dificuldades em várias edições”, comenta a presidente da 23ª Expovale, Graciela Black.

Conforme ela, o Salão do Automóvel já conta com a presença confirmada de diversas empresas do ramo, como a Motomecânica, a Pegasus e a Hyundai.

Alterações no posicionamento dos estandes, nivelamento do piso no interior também estão nos planos, além de melhorias na parte externa. O estacionamento também deve sofrer alterações.

Entenda

  • O principal conceito da reforma dos pavilhões 2 e 3 do Parque do Imigrante é a criação de um espaço adequado para diferentes eventos atividades;
  • Com o projeto, se busca uma nova identidade para o parque, trazendo em sua concepção elementos e características marcantes para o local;
  • Marca registrada atualmente, as pirâmides do telhado do saguão darão lugar a uma fachada que remete às montanhas do Vale do Taquari;
  • Outra sugestão do projeto é que deixe de ser usado o termo “parque” e seja substituído por “Centro de Eventos” e a nomenclatura “pavilhão” dê lugar a “salão”;
  • O novo formato dos pavilhões permitirá mais flexibilidade, além de um espaço qualificado para uso em eventos maiores, sobretudo em promoções culturais, sem comprometer a finalidade atual.

     

Acompanhe
nossas
redes sociais