Reload aponta formas de encantar para vender

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Reload aponta formas de encantar para vender

Evento promovido pelo Sindilojas Vale do Taquari reuniu mais de 400 pessoas em Lajeado

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Reload aponta formas de encantar para vender
Palestrantes destacaram a necessidade de investir na humanização das relações com os clientes para melhorar o desempenho no varejo. (Créditos: Clarissa Jaegger/Divulgação)
Vale do Taquari

O Centro Comunitário Evangélico de Lajeado sediou na noite de quinta-feira, 4, o 9º Reload Sindilojas – um dos principais eventos de qualificação para o varejo do Estado. Com o tema “Vender é surpreender”, a programação destacou a relevância do atendimento humanizado e de encantar os clientes para garantir o sucesso dos negócios do setor.

Presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Giraldo Sandri afirma que o tema é um dos mais relevantes para o atual momento do varejo, o que explica a participação de mais de 400 pessoas. “As pessoas querem se qualificar, melhorar o atendimento e precisam encantar o cliente para vender.”

Segundo ele, apesar do avanço da tecnologia, que auxilia na gestão das empresas, é necessário investir na aproximação humanizada com os clientes. “Era uma prática muito comum antigamente, que precisa retornar

pelo bem das próprias empresas. A internet ajuda a vender, mas quem conquista o cliente é o lado humano.”
Primeiro palestrante do evento, o empresário Thiago Varejo aposta nesses conceitos para obter sucesso na rede de lojas Cabocla, de Minas Gerais. Segundo ele, depois da pandemia as pessoas começaram a alegar maior dificuldade para vender, diante da predileção dos consumidores pelo comércio eletrônico.

“O problema é que, antes, o empresário fazia outdoor, pintava muro, contratava carro de som, rádio, jornal. Hoje faz post no Instagram e acha que vai vender”, alega. Conforme o palestrante, o que impulsiona de fato as vendas são as campanhas de comunicação criadas de forma estratégica. Cita como exemplo a gigante chinesa Shein, cujo site remete a inúmeras campanhas simultâneas.

“Eles dão dez motivos diferentes para o cliente comprar agora, tudo com prazo ‘só até hoje’, além de cupons de desconto quando você está saindo”, aponta. Enquanto isso, ressalta que as lojas costumam apenas comunicar que tem melhor produto, preço e atendimento, palavras que não garantem diferenciação no mercado.

“O cliente esquece o que você fala e o que você faz, mas não esquece o que faz ele sentir quando gera uma experiência positiva”, afirma. Cita como exemplo uma empresária que escolhe um cliente aniversariante por mês e leva pessoalmente, e de surpresa, um bolo na casa dela. Segundo ele, esse tipo de ação impacta não só a cliente que recebe, mas todas as outras, se tornando algo inesquecível.

Thiago Varejo ainda reforça a necessidade de apostar na humanização das relações. Afirma que a tecnologia faz com que muitas pessoas ajam como robôs na hora de conversar com clientes pelo whatsapp, por exemplo. “Precisamos voltar a entender de pessoas.”

O encerramento do evento ficou por conta do consultor e mágico profissional, Marco Zanqueta. Ele surpreendeu o público com práticas que misturaram mágica e informação voltada à performance no varejo.

Entrevista
Marco Zanqueta • Consultor e mágico profissional

– Como?

Marco Zanqueta – Ser mágico é ser protagonista e ser protagonista é encantar o nosso cliente. O encantamento vem antes em uma forma de desafio. Se eu faço uma mágica, naturalmente a plateia quer descobrir o meu segredo. Ninguém vem para aplaudir o mágico, mas sim para “pegar” o mágico. A maioria das pessoas enxerga isso como problema, quando na verdade é uma oportunidade. A mesma pessoa que vem para “pegar” o mágico é a mesma que vai aplaudir quando você encantar ela, quando fizer algo que parece impossível. São detalhes muito simples que fazem a diferença. Ser um protagonista é encantar pessoas o tempo inteiro.

– Qual o segredo da venda?

Zanqueta – Não existe fórmula mágica. Nós podemos nos inspirar em pessoas ou negócios que deram certo, mas o grande segredo da venda está na identidade de cada um de nós. Muitas vezes nos espelhamos nos outros, mas esquecemos de enxergar a nossa essência. A gente consegue despertar em cada um o que há de melhor. Nunca vamos encontrar a fórmula pronta, então temos que ir em busca de ideias, olhar o mercado, mas acima de tudo acreditar no seu próprio potencial.

– É mais difícil vender produtos no varejo ou vender mágica?

Zanqueta – Eu poderia dizer que vender mágica é muito mais difícil, mas vender é a mesma coisa para todos, independente do produto ou serviço. Hoje, o mercado está se equiparando, mas temos a grande oportunidade de se diferenciar. A minha vida como mágico é baseada nisso. A mesma mágica que outro profissional faz, é diferente quando eu faço. O mercado está competitivo, mas podemos fazer algo diferente para surpreender. Quantas mulheres gostam que o homem abra a porta do carro? Quantos fazem isso? Talvez a coisa mais simples pode fazer a diferença. Você pode não ser o homem mais bonito ou o produto mais barato, mas com certeza será o mais lembrado e isso faz toda a diferença nos nossos negócios.

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