Rio das Antas atinge vazão de setembro e agrava apreensão

NOVA CHEIA

Rio das Antas atinge vazão de setembro e agrava apreensão

Especialistas projetam a possibilidade de o Rio Taquari atingir a cota 29 em Lajeado

Rio das Antas atinge vazão de setembro e agrava apreensão
Rio das Antas

O nível das águas no Vale do Taquari segue em alta neste domingo, 12, com destaque para o Rio das Antas, que apresenta vazão semelhante ou até superior à registrada em setembro do ano passado. A informação é do presidente da Bacia Hidrográfica Taquari/Antas, Júlio Salecker, que acompanha as cabeceiras dos rios.

O monitoramento das usinas hidrelétricas da região indica que o Rio Antas está com vazão de 4,2 mil metros cúbicos por segundo, o que pode fazer o rio ganhar velocidade. “Exceto o Antas, os demais rios não estão com a magnitude da vazão de setembro”, pondera Salecker. Contudo, a influência do Antas é ampla, devido ao tamanho da bacia.

Uma informação positiva vem da Usina Castro Alves, que não está contribuindo para o aumento do nível do Rio das Antas. Essa estabilidade oferece um alento, mas não significa que o perigo tenha passado. Isso porque o solo encharcado aumenta o alerta.

Especialistas projetam a possibilidade de o Rio Taquari atingir a cota 29 em Lajeado. A precipitação deste domingo indica um fator extra de preocupação. “A chuva não está afrouxando”, avisa Salecker. Outro motivo de apreensão são os entulhos dentro dos rios. O acúmulo de escombros nos leitos aumentou, podendo gerar transtornos e perigos.

Acompanhe
nossas
redes sociais