Pro_Move completa cinco anos

economia

Pro_Move completa cinco anos

Criado em 2019, movimento despertou Lajeado para a criação e desenvolvimento do ecossistema local de inovação, hoje reconhecido nacionalmente

Por

Pro_Move completa cinco anos
Movimento foi fundamentado na união de esforços entre poder público, universidade, empresas privadas e sociedade civil organizada. (Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Movimento criado para desenvolver uma economia baseada no conhecimento, na inovação e na tecnologia, o Pro_Move Lajeado completou cinco anos ontem com conquistas e desafios. Fundamentado na união de esforços entre poder público, universidade, empresas privadas e sociedade civil organizada, o Pro_Move catalisou o despertar de diferentes agentes para a necessidade de transformar a matriz produtiva e conquistou reconhecimento nacional.

Em 2022 e 2023, o ecossistema criado a partir do movimento recebeu o Prêmio Nacional de Inovação, concedido pela CNI. Mesmo com avanços notáveis, o movimento ainda enfrenta o desafio de ampliar a aproximação com as empresas e a comunidade.

Ex-reitor da Univates, Ney Lazzari foi uma das personalidades que liderou a criação do movimento. Segundo ele, a ideia do movimento nasce com um manifesto publicado pela universidade em 2018. “O Pro_move Lajeado conseguiu juntar diferentes lideranças e diferentes organizações para, num trabalho cooperativo e compartilhado, propor iniciativas que levassem Lajeado a ser uma cidade inovadora, dinâmica e um lugar aprazível para se trabalhar e para se viver.”

Articulador do Pro_Move durante os primeiros anos do movimento, Albano Mayer afirma que o Mercado empresarial despertou nos últimos anos para as questões de inovação também graças ao Pro_Move. “O movimento conseguiu articular a economia lajeadense voltada ao assunto inovação e fazer com que isso passasse a ser uma pauta comum nas discussões da economia, das empresas ou mesmo do meio político.”

Tempo de maturação

Para o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, por se tratar de um movimento, é fundamental o transcurso de tempo para que o objetivo passe a fazer parte da cultura de cidade. “Tenho pela convicção que esta integração e busca de soluções em diversas áreas envolvem do a comunidade está muito mais latente.”

Segundo Caumo, estes cinco anos conferem a maturidade para a cidade seguir neste propósito, ampliando cada vez mais a participação de pessoas e organizações na busca de melhores soluções. CEO da BIMachine e grande entusiasta dos ecossistemas de inovação, Douglas Scheibler afirma que o aniversário de cinco anos demonstra resiliência do Pro_Move, uma vez que a maior parte das empresas não sobrevive a esse período de tempo.

“É uma iniciativa que, mesmo em uma pandemia, que foi um grande desafio, se mostrou eficiente. Tem muita coisa para fazer mas também tem um caminho percorrido que não podemos esquecer”, ressalta. Segundo ele, um dos caminhos para ampliar a participação, seja da empresa ou da população é mostrar a importância de ter um movimento como esse na região.

Atração de empresas

Um dos grandes méritos do Pro_Move Lajeado é chamar atenção de empresas e profissionais da área de tecnologia e adjacentes – algo que foi potencializado a partir da conquista dos prêmios. Fundador da startup InovaPictor, Luis Werlang, foi um dos empresários que escolheu Lajeado para desenvolver o seu negócio a partir do movimento.

“Quando decidi mudar de cidade, comecei a estudar aonde morar considerando custo e qualidade de vida, além de oportunidades de empreendedorismo e ambiente de inovação”, afirma. Em novembro e dezembro de 2023, Werlang participou de eventos no Labilá e no Tecnovates, que ajudaram na decisão de vir para a cidade.

“Minha percepção do ecossistema de Lajeado e Vale do Taquari foi de um ambiente pujante e colaborativo, consolidado pela ativa participação dos atores da região visando o melhor para a cidade”, aponta. Hoje, startup liderada por ele é residente do Tecnovates. Conforme Werlang, o Pro_Move Lajeado é de fato o grande diferencial que faz com que a roda gire favoravelmente para todos os envolvidos.

Entrevista
Simone Stülp • Ex-diretora do Tecnovates, hoje atua como Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

“O objetivo sempre foi buscar a melhoria da qualidade de vida”

– O que os cinco anos do Pro_Move representam para você?

Simone Stülp – Falar sobre o Promove Lajeado é um motivo de muito orgulho para mim e me faz pensar em toda a trajetória até chegarmos à criação e ao dia de lançamento deste movimento pela inovação de Lajeado. Lembro de diversas coisas, de missões que fizemos com diferentes integrantes do ecossistema para conhecer locais e cidades que já haviam trilhado este caminho. Lembro do retorno a Lajeado e o início do desenho dos trabalhos. Desejo felicidades ao Pro_Move Lajeado, pois sou muito feliz de ter participado desta trajetória e vida longa.

– Como foi esse início de trabalho?

Simone – Num primeiro momento, foi chamar as lideranças para que as pessoas pudessem colocar as suas percepções, avaliações e contribuições. Isso foi fundamental para que nós pudéssemos avançar dentro desta lógica de uma quádrupla hélice da inovação, cada um tendo papel fundamental para que o movimento não só possa começar, mas possa ter continuidade, perenidade e que fique consolidado. O objetivo sempre foi buscar a melhoria da qualidade de vida de todos que vivem na cidade de Lajeado.

– Quais os fundamentos do Pro_Move?

Simone – Tem toda a metodologia que nós escolhemos, seja dentro de uma lógica de constituição da agência Ágil ou mesmo de reconhecimento do ecossistema. Neste sentido houve um papel fundamental da Fundação CERTI neste processo, da nossa Universidade Univates e de todos os atores que fazem parte desta construção, seja CPFs ou CNPJs. Também tivemos a participação fundamental do poder público do município, prefeitura e Câmara de Vereadores, e também da sociedade civil organizada, em especial por parte da Associação Comercial Industrial de Lajado (Acil). Foram várias pessoas que ajudaram nessa fundamentação e que foram importantes para que a gente pudesse efetivamente se destacar no cenário nacional e internacional.

– Como o movimento se insere na sua atuação, hoje no governo do Estado?

Simone – Hoje estando à frente da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, o meu papel é olhar o Estado. Mas, obviamente, trago elementos desta minha trajetória, junto ao Pro_Move Lajeado e me inspiro muito. Não só me inspiro, como também celebro cada nova cidade que consegue trazer para sua discussão de desenvolvimento este lastro da inovação. Uma discussão dentro desta conexão e o estabelecimento destas relações com as dinâmicas do século XXI. De toda esta globalização que é imposta para nós e como nós podemos, cada vez mais, nos conectar localmente com o globalmente e vice-versa.

Acompanhe
nossas
redes sociais