Estudantes do GA participam de estágios em laboratórios do Tecnovates

Produzido por Estúdio Alfa

Estudantes do GA participam de estágios em laboratórios do Tecnovates

Projeto viabiliza estágios para estudantes do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo e promove o desenvolvimento de habilidades alinhadas à pesquisa acadêmica e com o mercado de trabalho

Apresentado por

Estudantes do GA participam de estágios em laboratórios do Tecnovates

Para aproximar os estudantes do Ensino Médio com demandas do mercado contemporâneo, o Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, o GA, iniciou no segundo semestre de 2023 uma parceria com o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O projeto promove estágios aos estudantes a fim de desenvolver competências e habilidades alinhadas à pesquisa acadêmica, à experiência com professores, mestres e doutores e com o mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do programa “Estagiário de Aprendizagem Profissional GA” e agrega horas complementares ao currículo dos estudantes do Ensino Medio.

 

Para isso, segundo Michel Machado, gestor da Incubadora Tecnológica da Univates, a Inovates, foram oferecidos estágios curriculares dentro dos laboratórios da universidade, divididos em quatro eixos: Laboratório de Acarologia, Laboratório de Botânica, Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS) e Biotecnologia de Alimentos. “Foi feita uma seleção dos estudantes que tinham interesse e, a partir disso, eles passaram cerca de três meses conosco executando, no dia a dia, a vivência em cada um destes laboratórios”, explica.

 

De acordo com Rosilene Inês König, vice-diretora do GA, essa iniciativa permite aos estudantes ganharem experiência prática no campo da ciência, assim como ganhos diretos para suas futuras carreiras. “A participação em projetos de pesquisa em laboratórios pode resultar na coautoria de artigos científicos, aumentando a visibilidade e credibilidade acadêmica dos estudantes”, observa.

 

Neste primeiro semestre de projeto, 17 estudantes participaram: três de CPETS; dois de Biotecnologia de Alimentos; dois de Botânica e dez de Acarologia. Eles atuavam nos laboratórios uma vez por semana. Durante um turno, participavam ativamente da rotina dos pesquisadores, auxiliando em funções que envolvem o uso de equipamentos, com supervisão, leitura e acompanhamento de artigos científicos e compreendendo cada processo das pesquisas.

 

“Buscamos entender esses jovens que estão entrando no mercado, em como motivá-los com a área da pesquisa; e também compreender como fazer que eles entrem mais rapidamente no mundo da inovação”, observa Machado.

 

OLHO: “Todos os professores queriam ficar com os estagiários por mais tempo.” –  Michel Machado, gestor da Inovates

 

Ciência e mercado

 

A ideia de pensar no futuro a partir das experiências vividas durante o estágio acompanhou a jornada de Ana Júlia Schmitz, do 3º Ano do Ensino Médio. Ela participou, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, do projeto do Laboratório de Acarologia. A escolha passou pela experiência de, quando mais nova, testemunhar uma pesquisa realizada na sua casa por um estudante de biomedicina.

 

“Eu aproveitei bastante porque tivemos muito contato com a parte prática. Fizemos triagem do material de coleta, vimos o ácaro lá na pena da galinha e acompanhamos como aplicar esse conhecimento artigos ou em publicações”, recorda.

 

Ana tem certeza que conseguirá aplicar essa vivência no mercado de trabalho. “Quero cursar Psicologia na graduação e essa experiência serviu para mostrar que eu posso ir tanto para o meio científico quanto para o mercado. Esses dois conhecimentos se juntam e trazem uma bagagem maior para a nossa carreira profissional e até pessoal”, avalia.

 

Bagagem e conhecimento

 

Enquanto isso, Mariana Kern, do 3° Ano, lembra que a escolha por participar do estágio no Laboratório de Botânica passa pelo carinho que sempre teve com as plantas. Interesse que foi ampliado a partir das experiências obtidas durante os dias que participou da iniciativa.

 

“O que eu mais gostei foi a questão da prática em si. O conteúdo sempre nos foi explicado, mas ver acontecer na prática é outra coisa. Por exemplo, tivemos um trabalho sobre extração de óleo de semente de caruru, em que acompanhei a seleção, o plantio e o crescimento”, recorda.

 

Seu período de estágio foi entre setembro e novembro de 2023, o que permitiu ver em sala de aula a aplicação do conhecimento adquirido. “Eu sempre conseguia relacionar alguma coisa dessa experiência, principalmente porque participei de alguns trabalhos da universidade. Ganhei uma bagagem para a vida toda”, conclui.

 

Estágio no Tecnovates: Conheça os laboratórios

 

Laboratórios de Acarologia

Realização de pesquisas relativas ao controle biológico de agentes nocivos em plantações e/ou criação de animais, buscando alternativas limpas para o controle de ácaros, entre outras pragas.

 

Laboratório de Pesquisas em Botânica

Desenvolve técnicas de propagação de mudas e aplicação de espécies vegetais com potencial ornamental, medicinal, condimentar e alimentício. 

 

Centro de Pesquisa em Energias e Tecnologias Sustentáveis (CPETS)

Realiza pesquisas na área de energias renováveis, especificamente na geração de biogás através do processo de biodigestão anaeróbia. 

 

Biotecnologia de Alimentos

Visa ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios, com base biotecnológica, agregando valor a produtos existentes, como, por exemplo, por meio da utilização de enzimas promotoras de alterações de bases tecnológica