Parceria entre Univates e Gustavo Adolfo transforma realidades

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Parceria entre Univates e Gustavo Adolfo transforma realidades

Projeto leva apresentações da orquestra em bairros com altos índices de criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, conforme dados do RS Seguro

Por

Parceria entre Univates e Gustavo Adolfo transforma realidades
Foto: Pedro Rodrigues

Na manhã desta segunda-feira, 11, durante o programa “Vale em Pauta”, dirigentes do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo e representantes da Univates discutiram os frutos da parceria entre as instituições de ensino e seus planos para o futuro.

A coordenadora do setor de eventos e cultura da universidade, Mariana Bertti, destacou que a colaboração teve início em 2019, com a formação de uma pequena orquestra composta por alunos do colégio. Hoje, conta com quase 50 membros e ambiciona se transformar em uma orquestra sinfônica até 2030.

Em um importante marco deste ano, a parceria foi agraciada com autorização para o desenvolvimento de dois grandes projetos.

O primeiro deles, intitulado “Música que Transforma Realidades”, consiste em apresentações da orquestra em bairros com altos índices de criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica, conforme dados do RS Seguro.

O diretor do colégio, Edson Wiethölter, ressaltou a importância desse projeto para aproximar os moradores dessas áreas dos espaços culturais, os quais muitos não têm acesso.

O segundo projeto visa expandir o número de participantes da orquestra e adquirir novos instrumentos para aprimorar a performance dos membros. A captação de recursos será realizada por meio de leis de incentivo fiscal.

Na quinta-feira, 14, a Associação de Funcionários da Univates sediará um almoço-reunião para apresentar aos empreendedores locais os benefícios do projeto para a cidade e para as empresas, incentivando-os a participar.

Wiethölter explicou que o objetivo é demonstrar como é simples direcionar recursos para o desenvolvimento local. Mariana enfatizou que as inscrições para o processo seletivo da Orquestra Gustavo Adolfo/Univates estão abertas à comunidade mediante o lançamento de um edital.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais