Recurso federal vai custear show e gera polêmica em Estrela

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Recurso federal vai custear show e gera polêmica em Estrela

Por

O uso de emendas parlamentares por si só já é polêmico e gera diferentes opiniões. Afinal, é função do deputado ou senador distribuir recursos públicos ou isso deveria ser prerrogativa exclusiva do poder Executivo? É uma faca de dois gumes. Se de um lado alguns repasses geram impacto positivo em determinadas aldeias, também é fato que se trata de um mecanismo nacional projetado para a perpetuação dos agentes políticos nos cargos eletivos, e para aumentar cada vez mais o poder individual e/ou partidário sobre os redutos eleitorais. Mas em Estrela o uso das afamadas emendas ganhou um ingrediente ainda mais peculiar: o recurso federal vai custear um show musical religioso. E o assunto, claro, fervilha nas mais inquietas esquinas democráticas da cidade.

A polêmica envolve o show do Padre Alessandro Campos no próximo dia 22, durante a programação de Páscoa no município. Não será o primeiro show dele na cidade. Aliás, ele já recebeu o título de “Embaixador de Estrela” (foto). Desta vez, a apresentação vai custar R$ 250 mil. A contratação gerou vídeos por parte de pré-candidata a prefeita e ameaça de denúncia junto ao MP por parte de vereador da oposição. Até mesmo uma enquete pública e virtual foi arquitetada para questionar a realização do espetáculo religioso. E, de acordo com o governo municipal, o recurso chegou por meio de uma emenda parlamentar assinada por um deputado federal do PDT. Para muitos, a destinação de emenda para um show musical é um erro crasso. Para o Ministério de Turismo, no entanto, tal movimento é uma recomendação oficial para fomentar a economia local.

João e Valmor (ainda) mais próximos

Vereador mais votado em 2020, João Braun (PP) está decidido a lutar pela prefeitura de Estrela em outubro próximo. No caso, como candidato a vice-prefeito na provável chapa liderada pelo ex-vice prefeito, Valmor Griebeler (Republicanos). E a dupla parece ter iniciado a divulgação da futura parceria política. Nessa quarta-feira, por exemplo, Braum postou uma foto ao lado de Griebeler na sua página do Instagran. Uma imagem próxima ao Rio Taquari. Em um dia ensolarado de verão. “Mais um ótimo encontro e boa conversa com o amigo Valmor Griebeler”, escreveu o vereador.

MP e o Gaúcho no morro

Anunciado em março de 2023 pelo prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (PP), e pelo secretário de Administração do município, Áurio Scherer, o “Parque Cultural Gaúcho” segue sob análise do Ministério Público (MP). No fim do mês passado, o MP instaurou inquérito civil para verificar os movimentos do poder público que eventualmente estejam correlacionados ao empreendimento privado, e também para avaliar os diversos questionamentos sociais e ambientais apresentados por moradores e ONG´s contrárias à construção de restaurantes, lojas, hotel e estátua no Morro Gaúcho. Ou seja, um investimento estimado em R$ 50 milhões pode parar nos tribunais.

TIRO CURTO

  • O Partido Liberal (PL) de Cruzeiro do Sul lançou a pré-candidatura a prefeito do professor e vereador Demétrios Lorenzini. Curiosamente, a sigla ainda possui duas secretarias no governo de João Dullius (MDB), que ainda não decidiu se concorre ou não à reeleição.
  • Ainda sobre o PL, mas agora em Santa Clara do Sul, Tiago Carvalho renunciou ao cargo de vereador no município. De acordo com o ex-agente público, a empresa dele realizou uma auditoria interna e passou a impedir a participação de colaboradores em atividades políticas e partidárias.
  • Ex-presidente da câmara de Teutônia, o vereador Valdir Griebeler (PSDB) avalia convites do MDB e do Podemos.
  • O MDB e PT de Lajeado devem realizar uma reunião nos próximos dias. Mas não haverá definição sobre eventual coligação. Por ora, a “orientação” dos responsáveis é seguir cada um com sua campanha. No caso, com os pré-candidatos a prefeito Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT).
  • Também em Lajeado, Celso Kaplan atuava como “Diretor de Secretaria” da Secretaria de Saúde. Era um cargo padrão CC4. Em março, porém, ele foi nomeado para a função de Coordenador de Governo, e passa a contar com o padrão CC6. Em tempo, ele tem sido elogiado até pela oposição.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras visitou a Linha Picada Santa Clara, no interior de Santa Clara do Sul. E registrou, em imagem, um pouco da história da colonização alemã na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais