Gincana de Férias S.O.S Amigos une adolescentes

REGIÃO ALTA

Gincana de Férias S.O.S Amigos une adolescentes

Movimento busca a integração de grupo terapêutico com jovens do município em período de férias

Por

Gincana de Férias S.O.S Amigos une adolescentes
Uma das tarefas da gincana foi a separação de tampinhas para a Liga Feminina de Combate ao Câncer (Foto: Divulgação).
Relvado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A 1ª Gincana do S.O.S Amigos procurou a integração entre os adolescentes do Grupo Terapêutico, que desde 2019 tem encontros semanais na Unidade Básica de Saúde (UBS) e os demais jovens do município de Relvado no período de férias. Além da diversão, os adolescentes participaram de atividades de promoção e prevenção em saúde. Promover educação em saúde utilizando a ludicidade como forma de trabalho e estimular senso crítico perante hábitos de vida, sensibilizando os participantes sobre a importância do autocuidado.

A ideia da gincana surgiu quando a enfermeira Belquise Calvi, psicóloga Fernanda Fredrich e a musicoterapeuta Daiana Pires, profissionais que acompanharam o grupo, perceberam a necessidade de utilizar o período de férias para ofertar um espaço de cuidado em saúde mental, promover saúde e lazer, oportunizando assim aos demais jovens da comunidade a inserção no grupo terapêutico para este ano.

No decorrer da gincana, uma das tarefas realizadas foi a coleta e separação de tampinhas com o intuito de promover a conscientização e reflexão dos adolescentes em reduzir a poluição causada por resíduos plásticos, que podem ser reciclados diversas vezes antes de serem descartados e gerar atividade econômica ligada à economia circular.

Ao final da gincana as tampinhas foram entregues a Liga Feminina de Combate ao Câncer, neste dia representado pela Presidente Tais Viel e da Vice Presidente Claudete Toniollo. Na ocasião, Tais agradeceu a Secretaria Municipal da Saúde, a equipe que realizou a gincana e os participantes.

A Liga é composta por mulheres voluntárias, que trabalham na prevenção contra o câncer, fazem eventos, recebem doações, sempre para ajudar pacientes que estão passando por um momento delicao que é a luta contra o câncer. Na venda das tampinhas o valor arrecadado será utilizado para compra de medicações e auxílio nos tratamentos dos pacientes do município.

As atividades contaram com 30 adolescentes e foram realizadas em diversos pontos da comunidade, como na praça da harmonia, gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ginásio esportivo municipal e o Posto de Saúde. A equipe organizadora considera que, a gincana superou as expectativas, mobilizando os jovens e a comunidade em geral.

Acompanhe
nossas
redes sociais