“Responsabilidade imensa”, descreve prefeito em exercício de Lajeado André Bücker

ENTREVISTA - CONEXÃO REGIONAL

“Responsabilidade imensa”, descreve prefeito em exercício de Lajeado André Bücker

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura fica no comando do governo até a próxima sexta-feira. É a primeira vez na história que ele assume a função

Por

“Responsabilidade imensa”, descreve prefeito em exercício de Lajeado André Bücker
Lajeado

As férias de Marcelo Caumo e a legislação eleitoral colocam no cargo de prefeito de Lajeado até a próxima sexta-feira, André Bücker, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag). O advogado que está no governo há oito anos descreveu a condição que ocupa até o final de semana em entrevista ao Conexão Regional, na sexta-feira, 26.

Bücker assume o comando do Executivo no período em que Caumo está de férias e que as regras para eleição de outubro impedem que interessados em concorrer assumam a função. É o caso da vice Gláucia Schumacher e do presidente da câmara, Lorival Silveira. Entre os secretários municipais, as atribuições ficariam com a secretária de Administração Elis Hoss, mas ela também está em férias. “Uma responsabilidade imensa, uma honra de ter a chance de estar nessa posição. Satisfeito por ter essa oportunidade, sem ter sido eleito. Não recebi nenhum voto, mas ganhei o voto de confiança do prefeito”, descreve.

O prefeito em exercício representou o governo na escolha da corte da Expovale, na sexta-feira, 26. Além disso, devido ao alerta para possível inundações, ele ampliou a atenção com protocolos em caso de cheia. “Tem sempre as atribuições do cargo. Recebi telefonemas de amigos brincando com a situação de eu ter assumido e sempre ocorre algum pedido pra dar andamento a alguma situação”, revela.

Carreira pública
Um dos nomes escolhidos por Caumo desde o início de sua gestão, em 2017, André Bücker jamais concorreu a cargo público e, como não se afastou de sua pasta, também não participará diretamente das eleições deste ano. Sobre seu futuro no cargo a partir da troca de prefeito no próximo ano, o prefeito em exercício afirmou que não há definição. “Meu compromisso é com o Marcelo, que me chamou no início do governo. Sou advogado, tive uma vivência bastante grande com empresas, o que achei bem interessante”, analisa.

Tudo Fácil empresas
Nos próximos dias passa a funcionar em Lajeado o “Tudo Fácil – empresas” que promete desburocratizar a abertura de novos negócios. O programa é do Estado em parceria com os municípios. Na prática, trata-se de um sistema onde os servidores cadastram as informações, que são rapidamente analisadas pelos servidores da pasta de desenvolvimento econômico de Lajeado. “Já temos programa para acelerar este processo, mas é mais uma ferramenta que está disponível para tornar mais rápido este trâmite burocrático”, complementa.

Bücker também lamentou a demora para liberação de concessões pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), como para iluminação pública e concessões de parques em Lajeado.

Assista a entrevista completa:

Acompanhe
nossas
redes sociais